A Azul, principal companhia aérea em número de voos e destinos no Brasil, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao participar de uma ação de resgate de um filhote de peixe-boi no Estado do Amazonas. Em parceria entre a Azul Conecta e a Azul Cargo, a operação envolveu o transporte do filhote, de aproximadamente 1 a 2 meses de vida e 10 quilos, de Santa Isabel do Rio Negro até o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus

A ação, que visa preservar a espécie ameaçada de extinção, contou com a expertise de equipes especializadas da Azul, acostumadas a realizar diversos tipos de transporte, incluindo o de animais em risco, como as ararinhas azuis resgatadas anteriormente. O voo foi planejado exclusivamente para o resgate, garantindo o menor nível de estresse possível para o animal.

Para a Azul, essa iniciativa se linha aos objetivos da empresa de estimular a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nos locais onde opera. A companhia foi a primeira aérea a assinar o Compromisso Empresarial Brasileiro Para a Biodiversidade, colaborando com metas alinhadas às estratégias nacionais e internacionais de preservação.

Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, destaca que a ação reflete o compromisso da empresa com o Brasil, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e valorizando sua cultura, meio ambiente e biodiversidade.

A caça ilegal dos peixes-boi ainda persiste na Amazônia, e a carne dessa espécie continua sendo consumida na região, demandando esforços de fiscalização e conscientização ambiental. O peixe-boi está ameaçado de extinção desde 1989.