Com a chegada das férias escolares, fazer uma viagem com as crianças é uma das melhores opções para que todos aproveitem juntos os momentos de lazer. Vários hotéis e pousadas da Associação Roteiros de Charme contam com atividades recreativas, além de conforto, beleza, luxo e preocupação com a preservação da natureza, temas típicos nas hospedagens associadas. Confira abaixo algumas opções de lugares para aproveitar com as crianças nessas férias:

Vila Kalango – Jericoacoara (CE)

De frente para a praia deslumbrante de Jericoacoara, a Vila Kalango oferece toda a segurança e liberdade que as crianças precisam para interagir com a terra e a cultura nativa. A pousada é um paraíso ao ar livre em meio à natureza, onde crianças com mais de sete anos têm a oportunidade de praticar Windsurf, Foil e Stand Up Paddle, com a orientação de professores, curtindo uma aventura nos esportes de mar e vento.

Em um amplo gramado protegido por palmeiras e coqueiros, as famílias podem fazer piqueniques ao pôr do sol ou ver o cineminha com pipoca. Neste período de férias, a Vila Kalango também criou uma oficina de culinária onde as crianças vão conhecer alguns dos segredos da cozinha nativa, bastante apreciada pelos frequentadores da pousada.

Fazenda Capoava – Itu (SP)

Em um casarão colonial restaurado, datado de 1750, a Fazenda Capoava oferece toda a infraestrutura de uma hotelaria de alto nível. Além das suítes na Casa Grande, a hospedagem tem chalés distribuídos no entorno de cinco grandes lagos, indicados para famílias ou casais que buscam sossego e privacidade em meio à natureza.

Para o mês de janeiro, uma programação de férias exclusiva foi elaborada pela “turma da recreação”, que reúne biólogos e recreadores, já que o maior diferencial do local é unir diversão à educação ambiental, desenvolvendo nas crianças o sentido da preservação e cuidado com o meio ambiente. Entre as atividades estão: gincanas, trilhas de aventura, jogos no lago, brincadeiras noturnas e o resgate de brincadeiras tradicionais como pega-pega, esconde-esconde, pique laranja, carrinho de rolimã e polícia e ladrão. Todas proporcionam a integração familiar.

O complexo hoteleiro dispõe de duas piscinas climatizadas, três bares, saunas seca e úmida, quadra de tênis, miniquadra de vôlei e beach tennis na grama, campo de futebol, parquinho de madeira, mini tirolesa e o “Espaço Memória”, com acervo contando a história da fazenda.

Na culinária, fazem sucesso as receitas de três gerações da família Almeida Prado, que podem ser consultadas em painéis com a caligrafia original da avó Lucy. O resultado é um bufê farto e criativo, com toques de sofisticação aos deliciosos sabores da roça em pratos que despertam a memória afetiva.

Paraíso Eco Lodge – Ribeirão Grande (SP)

Em uma propriedade de 13 milhões de m² de Mata Atlântica, a Paraíso Eco Lodge é um convite para se desconectar da rotina do dia a dia e das preocupações, aproveitando momentos especiais com a família em meio à natureza preservada. Nesse ambiente de ar puro, rico em fauna e flora, as famílias podem fazer passeios guiados até a Gruta do Dragão, o Pico do Gavião e a Caverna do Guardião, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras dos Anjos, dos Desejos e Dourada. Trilhas em meio à natureza, passeios de caiaque e pesca esportiva no lago e até a visita guiada a um sítio arqueológico escondido na mata completam as opções para os hóspedes.

A Paraíso Eco Lodge tem acomodações tematizadas, tanto no nome, quanto na arquitetura e decoração. No módulo América, ideal para famílias ou grupos de amigos, os chalés foram inspirados nas construções de montanha encontradas na América do Norte e na Patagônia. Destacam-se também as cabanas da categoria África, inspiradas na arquitetura e estilo das casas de árvores de 360º, construídas em meio à floresta. Ideais para pequenas famílias, todas têm uma varanda com rede para descanso e observação de pássaros.

Hotel e Fazenda Rosa dos Ventos – Teresópolis (RJ)

Com cerca de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada em meio às belas montanhas de Teresópolis, o Rosa dos Ventos reserva muitas experiências para quem viaja com a família. Vale caminhar pelas trilhas contemplando as cenas da fauna e flora local. São cerca de 10km, todas sinalizadas, e o hóspede recebe um Guia com informações e fotos das espécies mais avistadas.

As famílias podem passear a cavalo e de bicicleta, ou praticar esportes, como tênis e futebol, nas quadras do hotel, e natação nas duas piscinas de água mineral climatizada com energia solar. Quem prefere uma atividade menos vigorosa, não deve perder os passeios de caiaque e barco a remo no lago da montanha. O lugar também é adequado para pesca esportiva e stand up paddle.

Pousada Quinta dos Pinhais – Santo Antônio dos Pinhais (SP)

A duas horas da agitação da capital de São Paulo, a pousada Quinta dos Pinhais une o luxo à sustentabilidade, se consolidando como refúgio ideal para o viajante que está cada vez mais comprometido com as práticas que envolvem o turismo responsável. Localizada em Santo Antônio do Pinhal, a Quinta dos Pinhais conta com 15 chalés em cerca de 314 mil m².

Neste espaço preservado, as famílias podem caminhar pelas trilhas, observar pássaros da fauna brasileira, se banhar na piscina de borda infinita com vista para as montanhas e degustar as delícias do restaurante com produtos frescos da região. Além de todo esse conforto, os hóspedes podem viver um dia de fazendeiro. A pousada tem uma fazendinha onde toda a família pode aprender como é feita a ordenha de leite (que é sempre oferecido no café da manhã) e o processo de higienização da vaca, colher ovos no galinheiro e passear a cavalo.

Sob a supervisão de um biólogo, a pousada conta ainda com um condomínio de abelhas-sem-ferrão, que permite a observação de todo o processo de fabricação do mel.