A MSC Cruzeiros, líder no setor de cruzeiros, atinge um marco significativo em sua busca por operações mais sustentáveis, ao conectar com sucesso o MSC World Europa à energia proveniente de terra no porto de Valeta, em Malta. Essa conquista representa a primeira instalação operacional desse tipo no Mediterrâneo.

A empresa, comprometida com a sustentabilidade ambiental, vê a energia proveniente de terra como parte fundamental de sua jornada em direção a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Essa tecnologia permite que um navio se conecte à rede elétrica local enquanto está atracado, eliminando as emissões diretas ao evitar a necessidade de manter o motor do navio em funcionamento.

“Nosso plano de energia proveniente de terra demonstra que estamos totalmente comprometidos com a redução das emissões de nossos navios. Usar essa tecnologia é um grande passo em frente, porque nos permite eliminar as emissões diretas de um navio enquanto ele está atracado. Precisamos que mais portos em toda a Europa e fora dela introduzam essa tecnologia o mais rápido possível, para que possamos reduzir ainda mais as emissões atmosféricas locais. Garantiremos que nossos navios estejam prontos para se conectar onde quer que as instalações estejam disponíveis para nós. Conectar o MSC World Europa em Valeta é uma conquista que nos orgulha e estamos gratos pela colaboração e excelente cooperação com a Transport Malta, a Infrastructure Malta e as autoridades maltesas, bem como com o porto de cruzeiros de Valeta.”, revela Michele Francioni, vice-presidente sênior de Otimização de Custos e Melhoria de Processos da MSC Cruzeiros.

A companhia realizou testes preliminares bem-sucedidos em Valeta no início deste ano, refinando o processo para a implementação efetiva da energia proveniente de terra. O MSC World Europa agora se conectará a essas instalações elétricas durante suas escalas em Valeta, planejadas semanalmente ao longo do próximo ano e em 2025.

Desde 2017, todos os novos navios da frota da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas de energia proveniente de terra, e planos de modernização para outros navios estão em andamento. A empresa planeja expandir o uso dessa tecnologia, adicionando pelo menos 15 novos portos ao seu plano de energia proveniente de terra entre 2024 e 2026, com foco em locais na Itália, Barcelona, Hamburgo, Valência, Marselha, Copenhague e no novo terminal de cruzeiros em Miami.

O MSC World Europa, primeiro navio movido a gás natural liquefeito (GNL) da MSC Cruzeiros, é reconhecido por seu desempenho ambiental exemplar, representando um passo significativo em direção à meta de zero emissões líquidas até 2050. Além disso, o navio incorpora tecnologia de célula de combustível de óxido sólido, marcando avanços inovadores na busca por práticas marítimas sustentáveis.

A empresa destaca a importância da colaboração com portos e regiões para alcançar práticas marítimas sustentáveis, evidenciada por um Memorando de Entendimento (MOU) para melhorar as instalações de energia proveniente de terra na região do Mar Báltico e compromissos similares com outros portos do Mar Mediterrâneo.