A Boeing iniciou uma fase crucial na extensa modificação de uma aeronave que se transformará no X-66 Sustainable Flight Demonstrator (SFD), ou Demonstrador de Voo Sustentável X-66 em português. Essa etapa envolve a remoção dos motores e a realização de varreduras de metrologia 3D para informar o design e o plano de construção da aeronave.

As asas originais do jato MD-90 serão substituídas para testar um conceito avançado de asa, conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), que consiste em asas ultrafinas sustentadas por suportes, proporcionando maior envergadura e alongamento. A eficiência aerodinâmica aprimorada do TTBW oferece oportunidades significativas de redução no consumo de combustível e emissões.

O X-66 é um projeto pioneiro da NASA, focado em desenvolver aeronaves experimentais para auxiliar os Estados Unidos em atingir suas metas de zero emissão líquida de gases de efeito estufa na aviação. Os testes em solo e em voo estão programados para começar em 2028.

A Boeing divulgou um vídeo em time-lapse que destaca os passos recentes da conversão, incluindo a remoção dos motores e reversores de empuxo, além da digitalização a laser 3D da estrutura da aeronave. Esses dados serão fundamentais para a modelagem 3D do novo projeto, permitindo uma integração espacial mais precisa e a identificação de eventuais riscos no processo de modificação.

A Boeing planeja continuar colaborando estreitamente com a NASA e outras partes interessadas para impulsionar a inovação e promover avanços significativos em tecnologias aeroespaciais sustentáveis.