Setenta e nove por cento dos respondentes em uma recente pesquisa do American Marketing Group, que engloba TRAVELSAVERS, NEST e The Affluent Traveler Collection, preveem um aumento nas suas vendas em 2024. Destes, 31% dos consultores enxergam um crescimento significativo, e 48 por cento acreditam que as vendas aumentarão um pouco. Apenas cinco por cento preveem uma queda nas vendas, sem ninguém antecipar uma diminuição significativa.

De forma quase idêntica, 80% dos respondentes em uma pesquisa da Travel Experts projetam um aumento nos negócios para 2024. Isso ocorre à medida que mais de 95% relataram um aumento nos negócios em 2023.

“A indústria de viagens está voltando com força”, disse Kathryn Mazza-Burney, diretora de vendas do American Marketing Group. “Após tanta demanda reprimida, os viajantes de hoje estão se aventurando por toda parte e gastando mais em experiências de viagem de alta qualidade. Premium e luxo estão liderando novamente em 2024.”

“2022 foi um ano massivo para nós, com muitas viagens remarcadas anteriormente canceladas devido à Covid-19 e um aumento na demanda por viagens após a pandemia”, afirma Tate Hallford, da Tate Escapes, uma agência da Travel Experts. “Agora, 2024 está prevendo um desempenho mais forte do que 2022, já que quase dobramos o número de viagens reservadas para 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.”

Mais uma vez, a Europa é projetada como o principal destino em 2024, de acordo com 80 por cento dos respondentes da Travel Experts, com mais da metade indicando o Reino Unido como o país mais solicitado (seguido por França, Itália, Espanha, Portugal e Croácia). Outros destinos com alta demanda incluem África e destinos domésticos, como Miami, Havaí e Montana, todos registrando um aumento nas reservas este ano. Austrália, Nova Zelândia, América do Sul e América Central também estão experimentando um aumento nas reservas, de acordo com a Travel Experts.

A agência de viagens também relata que os cruzeiros fluviais permanecem em alta na lista de demanda, com mais de 60% de seus assessores relatando reservas para 2024.

Algo que os assessores estão animados é a inteligência artificial generativa (GAI). Cerca de metade (51%) a vê de forma positiva, considerando-a uma ótima ferramenta ou com potencial. Dezoito por cento a veem de forma neutra, e outros 17% não têm certeza sobre seu impacto. Apenas 13% a veem de forma negativa, sendo que cerca da metade a considera uma ameaça aos assessores.

Nesse sentido, os assessores nomearam o planejamento de viagens assistido por IA como uma das cinco principais tendências emergentes em 2024. Dois terços (68%) dos entrevistados já usaram IA ou têm vontade de experimentá-la. Quase um quarto (24%) dos respondentes afirmam que não a estão usando e não têm planos de experimentá-la.

Embora os assessores estejam confiantes sobre o crescimento das vendas, também são realistas sobre os desafios que continuarão a enfrentar em 2024. A principal preocupação que os respondentes da pesquisa enxergam está relacionada a viagens aéreas (25%), como custos de passagens e o NDC. Eles também preveem problemas relacionados a aumentos de preços e questões geopolíticas (16% cada). Os respondentes também preveem a concorrência de fornecedores encorajando reservas diretas dos consumidores (12%). Por fim, muitos assessores, saindo de um ano incrivelmente movimentado, antecipam lidar com o esgotamento (10%).

“Acredito que a quantidade de negócios se estabilizará em 2024”, pontua Teresa McCombs, da TP McCombs Travel, uma agência da Travel Experts. “Não estou tão ocupada quanto estava nesta época no ano passado, mas as viagens com as quais estou trabalhando têm orçamentos mais altos, e os clientes estão passando mais tempo nos destinos”, completa.