*Por Roberta Perez

Ver países europeus entre as principais tendências de viagens de brasileiros de alto poder aquisitivo não é novidade. Porém, o que podemos esperar desse viajante em 2024 é a exploração de novas regiões do continente, principalmente aquelas que reúnem demandas que são cada vez mais importantes ao atual turista de luxo: conexão com a natureza e com comunidades locais por meio de experiências exclusivas de alto padrão. Nesse contexto, a região nórdica emerge como uma opção irresistível, oferecendo uma fusão única de luxo e natureza.

Influenciado pelo conceito high-low, o turista de alto padrão busca combinar requinte e informalidade nas viagens de luxo. Na Escandinávia, essa demanda é atendida por hotéis boutique, cruzeiros de expedição e experiências únicas que aliam fenômenos naturais ao que há de mais moderno em termos de design e de serviços, proporcionando um luxo que se integra perfeitamente à vida cotidiana. Copenhagen é um grande exemplo que oferece o que há de mais moderno e sustentável tanto na arquitetura, com a Forest Tower, quanto na moda com a Copenhagen Fashion Week, a mais sustentável semana de moda do mundo.

A Noruega surge como líder nas preferências para 2024, atraindo viajantes em busca do espírito comunitário, paisagens deslumbrantes e um estilo de vida ao ar livre acessível. As Ilhas Lofoten e os fiordes noruegueses destacam-se como destinos especialmente procurados, refletindo-se em um aumento nas reservas para diversos tipos de experiências na região. Com suas características únicas, como florestas, glaciares e centros urbanos pequenos e bem planejados rodeados de natureza, encanta os entusiastas de diferentes estilos de viagens. A descrição poética que menciona “Dias intermináveis, noites perpétuas. Festivais vibrantes, aurora boreal majestosa”. Essa descrição destaca a diversidade de atrações na região, atraindo visitantes de diversos perfis nas mais variadas épocas do ano.

A região não se limita apenas à sua beleza natural, destacando-se também como um destino gastronômico e cultural único. Nos últimos anos, restaurantes nórdicos despontaram como alguns dos mais estrelados do mundo pelo Guia Michelin. A Suécia também é referência na preservação da história da região que inclui os vikings, monarquias locais e a história do Prêmio Nobel, com locais icônicos como o Vasa Museum e o Stadshuset, onde funciona a sede administrativa da capital sueca Estocolmo e possui outras funções como câmara de vereadores, espaço para casamento e salões de festas. O edifício sedia a nobre festa realizada todos os anos em 10 de dezembro após a entrega do Prêmio Nobel e oferece ainda uma vista panorâmica da cidade sueca a 106 metros de altura.

São inúmeras as razões para o crescimento da popularidade dos países escandinavos entre os viajantes brasileiros de alto padrão que procuram hospitalidade e serviços de qualidade que também oferecem liberdade e contato com a natureza em oportunidades únicas e exclusivas para uma nova compreensão do conceito de luxo.

*Roberta Perez é CEO da Nordic Ways e membro do conselho executivo da Nordic Tourism Collective e da escola de Turismo da instituição sueca de ensino Frans Schartaus.