A missa solene do encerramento da Festa do Nosso Senhor do Bonfim foi celebrada, na manhã deste domingo (14), pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, no templo da Colina Sagrada, na capital baiana. Maurício Bacelar, titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e membro da Irmandade do Bonfim, representou o governador Jerônimo Rodrigues, na cerimônia.

“Neste ano, tivemos a participação de uma multidão nas diversas celebrações da igreja, motivo de alegria e de gratidão a Deus. Gratidão também a todos que ajudam a propagar a fé em Nosso Senhor do Bonfim”, declarou Rocha.

“A festa foi histórica. O Governo do Estado contribuiu para que ela fosse realizada com sucesso, atraindo milhares de baianos e turistas, que fizeram, mais uma vez, a maior manifestação do sincretismo religioso da Bahia, responsável pela geração de postos de trabalho e renda”, ressaltou o secretário Bacelar. Vale dizer que a pasta estima 6,5 milhões de turistas no verão baiano 2023/2024.

O encerramento dos festejos reuniu muitos turistas. “Venho sempre a Salvador e, pela segunda vez, estou na Colina Sagrada, porque acho fundamental essa interconexão entre o religioso e o humano. O ano está começando e é importante que busquemos a saúde mental, através da espiritualidade”, relatou o enfermeiro Fabrício Nicácio, de Aracaju (SE).

“É a minha primeira vez na Bahia e estou adorando. Não poderia deixar de conhecer um ponto turístico tão famoso como a Igreja do Bonfim”, disse a psicóloga Betina Bemnett, do Rio de Janeiro (RJ).