Durante o inverno, as regiões polares mais setentrionais do mundo oferecem um cenário único para aventureiros submersos no frio, sendo o local perfeito para caçadores da aurora boreal, amantes da natureza e entusiastas de atividades ao ar livre. Durante a “noite polar”, um fenômeno que ocorre quando o sol não se eleva acima do horizonte no inverno, os dias são marcados por um crepúsculo constante. Considerando que, para mais da metade (58%) dos viajantes brasileiros que buscam relaxar nas férias de 2024, não há melhor oportunidade do que na escuridão polar, a Booking.com compartilha sete destinos onde os viajantes podem desfrutar de acomodações aconchegantes como ponto de partida para explorar a natureza ao redor.

Confira:

Longyearbyen, Svalbard, Noruega

A meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte, o remoto arquipélago norueguês de Svalbard é uma terra de clima extremo, geleiras e vastos campos de gelo. Longyearbyen, a cidade principal, é o assentamento mais setentrional do mundo, proporcionando uma das últimas grandes regiões selvagens do planeta. A “noite polar” pode ser vivenciada de meados de novembro até o final de janeiro, oferecendo excelentes oportunidades para testemunhar a aurora boreal. Além disso, o local oferece safáris de snowmobile, cruzeiros por fiordes e exploração de cavernas de gelo.

Longyearbyen, Svalbard, Noruega
– Foto: Divulgação

Kiruna, Suécia

Como a cidade mais ao norte da Suécia, Kiruna abriga a cultura indígena sámi, um centro espacial e a maior mina subterrânea de minério de ferro do mundo. Durante o inverno, a região se transforma em um paraíso branco, com uma paisagem coberta de neve e iluminada pelas luzes da aurora boreal. Os viajantes podem participar de atividades como passeios de trenó e caminhadas na neve, explorando antigas florestas, lagos e montanhas. A cidade oferece diversas opções de acomodações, desde cabanas aconchegantes até o primeiro hotel de gelo do mundo.

Kiruna, Suécia, – Foto: Divulgação

Ilulissat, Groenlândia

A Groenlândia, a maior ilha do mundo, apresenta uma vasta região selvagem coberta de gelo e icebergs, contrastando com a população inuíte que vive em harmonia com o ambiente. Ilulissat, famosa pelo Icefjord, Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece a oportunidade de testemunhar icebergs maiores que navios. Os visitantes podem realizar cruzeiros, passeios de snowmobile e excursões noturnas para observar a aurora boreal.

Ilulissat, Groenlândia – Foto: Divulgação

Iqaluit, Canadá

Localizada na Ilha de Baffin, no extremo norte da Baía de Frobisher, Iqaluit é a capital do território de Nunavut. Conhecida por suas montanhas cobertas de gelo, clima de tundra e cultura inuíte, a cidade colorida oferece atividades como passeios de trenó, caminhadas noturnas com raquetes de neve e pesca no gelo. A aurora boreal pode ser avistada com melhor visibilidade de outubro a abril.

Iqaluit, Canadá – Foto: Divulgação

Hokkaido, Japão

A ilha de Hokkaido, no norte do Japão, se transforma em um paraíso gelado entre dezembro e fevereiro, oferecendo extensas áreas selvagens, florestas e fontes termais naturais. Embora não seja oficialmente uma região polar, Hokkaido compartilha clima, natureza e estilo de vida semelhantes. Os amantes de esqui podem visitar o resort de Niseko, enquanto caminhadas com raquetes de neve proporcionam uma maneira única de explorar a região.

Hokkaido, Japão – Foto: Divulgação

Nuorgam, Finlândia

Nuorgam, no extremo norte da Finlândia, próxima à fronteira norueguesa, é uma vila remota que oferece uma autêntica experiência ártica. Localizada na região mais setentrional da Europa, a vila permite vivenciar atividades emocionantes, como passeios de snowmobile, caminhadas noturnas e pesca no gelo. Com uma população em sua maioria inuíte, Nuorgam oferece uma oportunidade única para explorar a cultura mais antiga da Lapônia.

Nuorgam, Finlândia – Foto: Divulgação

Fairbanks, Alasca

Ao sul do Círculo Polar Ártico, Fairbanks, no Alasca, abriga o maior assentamento em centenas de quilômetros. Conhecida como a cidade da “Aurora Oval”, a região oferece uma concentração significativa de atividade da aurora boreal. Os viajantes podem observar esse espetáculo natural no Murphy Dome ou desfrutar de um banho quente nas piscinas de pedra minerais do Chena Hot Springs. O Fairbanks Ice Museum também oferece a experiência de degustar coquetéis servidos em taças de martíni esculpidas no gelo.

Fairbanks, Alasca – Foto: Divulgação