O Carnaval em Socorro (SP) – CarnaHelp 2024 – promete ser um evento diferenciado este ano, com destaque para o aguardado Bloco do Turista, marcado para o domingo, dia 11 de fevereiro, às 21h. Com uma temática inovadora, na região, de Carbono Neutro, a iniciativa é pioneira dentro do Circuito das Águas Paulista. Recentemente, um hotel da cidade também anunciou uma série de atrações especiais para o o período.

“Estamos entusiasmados com a receptividade que o bloco do turismo tem recebido. Já foram vendidos mais de mil abadás e a expectativa entre os participantes e os profissionais do setor é enorme”, destaca Isabel Lopes, presidente da Associação Comercial de Socorro (ACE), que vê no evento uma oportunidade de fortalecimento do comércio local.

Ronaldo Aparecido Silva, presidente da Astur, também ressalta o impacto positivo que o Carnaval traz para todos os núcleos turísticos da região, incluindo hospedagem, gastronomia, aventura, turismo rural e compras. “É uma época crucial para impulsionar nossa economia e promover a diversidade de opções que Socorro oferece aos visitantes”, afirma

“Estamos comprometidos em promover práticas ambientalmente responsáveis e conscientizar tanto os moradores quanto os visitantes sobre a importância de preservar nosso ecossistema”, destaca Jaqueline Franco, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A ideia é estar alinhado com o objetivo da ONU – ODS 11 – de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Além das iniciativas sustentáveis locais já praticadas, o Carnaval de Socorro – CarnaHelp –  estabeleceu uma parceria com a Copaíba, que tem como missão conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Assim, serão neutralizadas as emissões de carbono geradas durante o evento, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A Copaíba realizará o plantio de árvores na região e fortalecerá ainda mais os esforços de sustentabilidade durante o Carnaval em Socorro.

O Carnaval desempenha um papel significativo no aspecto econômico de Socorro, e contribui para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Este evento atrai elevado número de turistas, tanto de regiões próximas quanto de outras partes do país, que buscam vivenciar a animação e os atrativos únicos oferecidos pela cidade durante essa época festiva.

Com o aumento do fluxo de visitantes, diversos setores econômicos são beneficiados, desde o comércio local, com o aumento das vendas de produtos e serviços relacionados ao turismo, até a área de hospedagem, que registra uma ocupação mais elevada.

É importante ressaltar que o CarnaHelp cria oportunidades de emprego temporário e estimula o empreendedorismo, com a oferta de alimentos e bebidas, souvenirs e outras atividades relacionadas ao entretenimento.

Dessa forma, a festa popular promove a diversão e a cultura, e ainda impulsiona a economia local, gerando renda e promovendo o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Socorro.

Com antecedência, os abadás do Bloco do Turista – Carbono Neutro poderão ser adquiridos em toda a rede hoteleira da cidade ou no Empório do Cristo, localizado no Mirante do Cristo. Horário de funcionamento do empório é, de segunda a quinta, das 9h às 18h30; sextas, sábados, domingos e feriados (inclusive durante o Carnaval), das 9h até às 19h.