Apesar da atual queda no mercado de veículos elétricos (EV) dos Estados Unidos, os aeroportos, apoiados pelo Governo Federal, estão preparando um terreno para acomodarem grandes frotas, como é o caso do Aeroporto de Dallas-Fort Worth (DFW)

“Não estamos tentando prever quando a transição para veículos elétricos acontecerá ou que porcentagem de carros serão veículos elétricos até o final da década. Mas mesmo que a transição para EV diminua, acreditamos que isso ainda vai acontecer, e agora é a hora de estarmos preparados para isso”, disse Sean Donohue, CEO do Aeroporto de Dallas-Fort Worth (DFW). 

A DFW prevê que as suas necessidades de energia duplicarão até o final da década, sendo a eletrificação das frotas um fator chave. O aeroporto também é um dos dez que participam da Fase Dois de um programa do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) denominado Athena Zev, que visa ajudar os aeroportos a desenvolver estratégias ideais para satisfazer as necessidades de carregamento de EVs.

A Fase Dois de US$ 4,3 milhões começou, apesar de as projeções de crescimento no mercado de aluguel de veículos elétricos dos EUA estarem sendo ajustadas para baixo em meio a uma redução mais ampla dos planos de produção de veículos elétricos por parte dos fabricantes de automóveis do país.

De acordo com Greg Scott, porta-voz da American Car Rental Association, os carros EV representam aproximadamente 3% do total das frotas das locadoras de veículos dos Estados Unidos. 

A Hertz, por exemplo, atingiu aproximadamente 10% de penetração na frota de EV, e disse recentemente que iria eliminar aproximadamente 20 mil EVs devido à procura mais fraca do que o esperado e aos elevados custos de colisão. A empresa tinha, anteriormente, estabelecido uma meta de 25% de penetração de veículos elétricos até o final deste ano, mas agora afirma que avançará a um ritmo mais lento e lançará as bases através da expansão da infraestrutura de carregamento, entre outros itens. 

De acordo com Monte Lunacek, cientista de Dados Sênior do NREL que supervisiona o programa Athena Zev, carregar apenas 500 EVs por dia pode exigir a mesma quantidade de energia que um terminal de aeroporto inteiro

Na segunda metade da Fase Dois do Athena Zev, o NREL também testará fisicamente soluções de software e hardware que estão sendo consideradas pelos aeroportos para garantir que sejam compatíveis; por exemplo, uma tecnologia específica de carregador associada a uma solução de armazenamento de energia e ao software concebido para orientar decisões operacionais. 

Como parte do trabalho do DFW com o NREL, o aeroporto está desenvolvendo planos para construir uma microrrede movida a energia solar que atenderá às suas futuras necessidades de cobrança de aluguel de veículos elétricos. “Se fizermos algumas suposições, rapidamente se torna claro que as nossas necessidades irão duplicar até ao final da década”, disse Donohue.