A SITA, que comemorou seu aniversário de 75 anos recentemente, anuncia um acordo estratégico com a Indicio, participando como principal investidora na rodada de financiamento da Série A da empresa. O investimento na empresa consolida uma parceria de longo prazo. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e a implantação de identidades digitais e confiáveis para viagens. Esse investimento também destaca o compromisso estratégico da SITA de investir em empresas que a ajudem a acelerar a digitalização do setor de transporte aéreo.

“Há mais de uma década, a identidade digital é o maior catalisador de mudanças no transporte aéreo. O surgimento dessa tecnologia nos permite repensar fundamentalmente a complexa jornada do passageiro de hoje para torná-la mais fácil, rápida e conectada com um amplo ecossistema de viagens. Isso simplificará o processo de identificação em cada etapa e abrirá oportunidades para que o setor se beneficie totalmente de jornadas otimizadas e da economia digital. Sendo assim, o investimento na Indicio reforça nosso compromisso na liderança do mercado com essa tecnologia”, destaca Jeremy Springall, vice-presidente sênior de Fronteiras da SITA.

O desenvolvimento de identidades digitais permite que os passageiros criem, com segurança, uma versão digital de seu passaporte físico, chamada de Credencial Digital de Viagem (DTC), segundo os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). A DTC é armazenada como uma credencial verificável na carteira móvel do viajante, juntamente com a ID digital da companhia aérea.

Usando a rede de confiabilidade da SITA, ambas empresas permitem que documentos de viagem como vistos, bilhetes de embarque e cartões de programas de fidelidade sejam adicionados à identidade digital do passageiro. Isso significa que os viajantes podem manter o controle de seus dados pessoais e compartilhar apenas as informações necessárias, possibilitando que esses dados cruzem a fronteira antes da viagem. Além disso, essa rede exclusiva possibilitará processos digitais fluidos, utilizando dados verificados para transformar digitalmente as validações de identidade e o controle de fronteiras. Isso criará viagens otimizadas para a aviação comercial, marítima e terrestre, assim como para o transporte, os eventos e a hospitalidade.

“O sucesso de nosso trabalho com a SITA, que tornou realidade a identidade digital e a rede de confiabilidade, mostrou que o céu não é o limite. Estamos transformando cada parte de nossa jornada digital coletiva, adicionando o tipo de confiança que antes era ilusória e bloqueia a evolução da economia digital. Quando se pode ter certeza da origem e da integridade de qualquer dado, é possível reorganizar o mundo para torná-lo um lugar muito melhor e mais funcional. A confiabilidade sempre foi o alicerce da prosperidade e do crescimento. Com a SITA como parceira, esse é o tipo de transformação digital de que estamos falando, em que a confiança em dados verificados possibilita tudo”, conclui Heather Dahl, cofundadora e diretora executiva da Indicio.