O município de Cachoeira, importante destino da zona turística Baía de Todos-os-Santos, está em busca do reconhecimento como Patrimônio Mundial Cultural. Em uma cerimônia realizada na quarta-feira (13), dia do aniversário de 187 anos de emancipação da cidade, a gestão municipal formalizou o pedido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento ocorreu na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com a presença de representantes do Governo do Estado. Caso concedido, Cachoeira se juntaria ao Centro Histórico de Salvador como os únicos locais na Bahia com esse reconhecimento internacional.

A prefeita Eliana Gonzaga expressou sua esperança de que o título de Patrimônio Mundial Cultural atraia visitantes de todo o mundo para conhecer os atrativos da cidade. “A conquista desse título vai atrair pessoas de todo o mundo para conhecer os nossos atrativos, que são o nosso patrimônio material e também imaterial, a exemplo da nossa gastronomia”, afirmou.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ficará responsável por elaborar um dossiê detalhado sobre a cidade, que será submetido à avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Indi Ohana Rocha, arquiteta e urbanista do Iphan, expressou seu entusiasmo com o compromisso de trabalhar pela obtenção desse reconhecimento.

O evento também contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, que destacou a importância histórica e cultural de Cachoeira. “De fato, será muito bom para o nosso turismo. Foi aqui em Cachoeira que nasceu e se manteve acesa a chama da independência brasileira”, ressaltou Bacelar.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, enfatizou que o reconhecimento como Patrimônio Mundial Cultural valoriza toda a história e tradição cultural de Cachoeira ao longo dos séculos. “Com a valorização de toda essa riqueza cultural, o turismo ganha outro sentido”, afirmou Monteiro.

O pedido de Cachoeira para se tornar Patrimônio Mundial Cultural evidencia o compromisso do município em preservar e promover sua herança histórica e cultural, além de impulsionar o turismo e a economia local.