Portugal continua atraindo trabalhadores brasileiros em busca de oportunidades de emprego e capacitação profissional. O setor de turismo, em particular, surge como um dos principais impulsionadores de vagas de emprego, oferecendo oportunidades para os brasileiros que buscam ingressar no mercado de trabalho português. Em 2023, o turismo gerou aproximadamente 36 mil vagas, contribuindo significativamente para a economia do país, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). As atividades relacionadas à hotelaria e gastronomia, essenciais para o setor turístico, empregaram cerca de 328,8 mil pessoas, representando 6,6% da força de trabalho portuguesa. Um aspecto marcante é que, pela primeira vez, a maioria dos trabalhadores no setor turístico possuía formação no ensino secundário e superior.

Para os brasileiros interessados em ingressar no mercado de trabalho português, fazer um curso de capacitação profissional é uma das formas mais eficazes de regularização. A legislação portuguesa permite que os alunos matriculados em cursos com duração de um ano ou mais obtenham vistos de residência que autorizam a atividade laboral em Portugal. No entanto, é crucial garantir que o curso seja certificado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), vinculada ao Ministério do Trabalho português.

O curso completo para cruzeiros é um verdadeiro curso 3 em 1, pois oferece, com exceção de cozinha, a capacitação em zeladoria/housekeeping, recepção, restaurante e bar, e tem duração de 12 meses. “Nossos alunos, no entanto, costumam conclui-los antes desse prazo, numa média de quatro a cinco meses, pois nossa metodologia flexível permite terminá-lo antes do prazo de um ano para aqueles que têm maior tempo de dedicação. E logo após a parte teórica das aulas, damos todo apoio ao enquadramento profissional, preparando-os para o estágio que é feito em hotel 4 ou 5 estrelas, requisito básico para poder trabalhar em cruzeiros”, ressalta a diretora da eFuturo, Renata Maida Freire.

Nesse contexto, a Academia eFuturo oferece mais de 20 cursos certificados pela DGERT, capacitando brasileiros para diversas áreas, com destaque para os cursos de cruzeiros marítimos e hotelaria, que estão entre os mais procurados. Esses cursos oferecem a oportunidade de aprender não apenas sobre a cultura e os sabores únicos de Portugal, mas também de ingressar no mercado de trabalho internacional, uma vez que os graduados podem atuar em outros 26 países da União Europeia.

O curso completo para cruzeiros, por exemplo, oferece uma formação abrangente em zeladoria/housekeeping, recepção, restaurante e bar, com duração de 12 meses. Os alunos têm a oportunidade de concluir o curso antes do prazo estabelecido e recebem suporte para estágios em hotéis de luxo, um requisito fundamental para trabalhar em cruzeiros. Além disso, o curso possibilita a atuação em outras áreas do turismo, como hotelaria e restauração.

Um das formadas pela eFuturo e que já está trabalhando no setor de turismo é Layanne Carmo. A pernambucana de 24 anos escolheu o curso completo de cruzeiros em razão da grade curricular abrangente, que lhe permitiria ter conhecimento para atuar dentro de navios ou em hotéis ou restaurantes. “Sou formada em direito e queria atuar em uma área mais abrangente como o turismo, pois assim conseguiria trabalhar em vários países do mundo”. Layanne trabalha há cerca de um ano e meio como recepcionista em uma guest house, no centro de Lisboa.

Os cursos oferecidos pela eFuturo são uma oportunidade para os brasileiros investirem em sua capacitação profissional e explorarem novas oportunidades de trabalho em Portugal e no exterior. A contribuição dos trabalhadores estrangeiros para a economia portuguesa é significativa, destacando sua importância para o desenvolvimento do país.