Entre os meses de março e abril, 1.013 cidades precisam renovar sua adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro. Os cadastros não renovados após o prazo estipulado serão automaticamente excluídos do programa. Gestores municipais devem ficar atentos aos prazos de renovação, uma vez que o recadastramento é obrigatório.

Para auxiliar os municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – Sismapa 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros. Clique aqui para atualizar o cadastro.

A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais, que devem ser igualmente respeitadas.

Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema Sismapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo. A pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, o cadastramento terá validade por um ano. Em dezembro de 2023, 78 municípios foram adicionados ao programa.

No site do programa os gestores podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo Sismapa.