Enquanto a aviação comercial enfrenta desafios econômicos devido aos reflexos contínuos da pandemia, a aviação geral no Brasil está experimentando um boom notável no mercado de compra e venda de aeronaves, tanto novas quanto usadas, com destaque especial para o segmento de agronegócios, resultando em um recorde de movimentação de pousos e decolagens. Esse crescimento do mercado também se reflete no setor de seguros aeronáuticos, com um aumento significativo de 98% na procura por seguros de aeronaves somente no mês de fevereiro de 2024.

Segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), em 2019 foram registrados 875,9 mil pousos e decolagens de aeronaves de negócios nos 100 maiores aeroportos do país. Esse número aumentou para 926,1 mil operações em 2023. Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado mundial de jatos, com 852 unidades em 2023, um aumento significativo em relação aos 780 jatos registrados em 2022.

O mercado de fretamento de aeronaves está em alta, surpreendendo até mesmo os veteranos do setor. Luiz Eduardo Moreira, CEO da Vokan Seguros, destaca a mudança de tendência observada nos primeiros meses de 2024, com um aumento surpreendente de 98% na procura por seguros aeronáuticos em comparação com o ano anterior.

Moreira afirma que uma de suas três maiores parceiras importou 15 aeronaves somente em janeiro. “O volume está muito grande no mercado de usados e temos a programação de entrega de 24 a 35 aeronaves novas, impulsionadas pelo agronegócio. Em 2024-2025, o Brasil vai passar pelo boom de venda de aeronaves, graças aos pedidos feitos anteriormente.”

Na Vokan, o proprietário/operador personaliza sua apólice de seguros de acordo com a demanda. Com corretores superespecializados, a Vokan tem condições de adequar a cobertura de acordo com as características e uso da aeronave. “Esta personalização faz a diferença até mesmo em caso de sinistros, quando intermediamos diretamente com a corretora o pagamento de indenizações, no menor prazo possível”, afirma Moreira.