Integrado à natureza do Cerrado goiano e abastecido por águas naturalmente quentes provenientes de dezoito nascentes, que chegam a 37,5°C, o Rio Quente Resorts começou como um negócio voltado para hospitalidade com a inauguração, em 1964, do Hotel Pousada e do Parque das Fontes. Depois de 60 anos, o complexo de hotéis, que é o segundo maior do Brasil e o maior de campo, é um dos destinos da Aviva, plataforma de entretenimento também detentora da Costa do Sauípe (BA) e do parque aquático Hot Park (GO), e continua tendo na água uma de suas maiores riquezas, atraindo gerações de famílias que buscam lazer e entretenimento.

As águas naturalmente quentinhas são resultado de um processo geotérmico milenar que é único no mundo, com destaque internacional. Diferente de outros lugares, onde a origem é vulcânica, em Rio Quente, a água da chuva se infiltra nas rochas da Serra de Caldas Novas, aquecendo-se e unindo-se aos lençóis freáticos que voltam à superfície nas oito piscinas naturais do Parque das Fontes, que fica aberto 24 horas para hóspedes dos seis hotéis do Rio Quente Resorts: Pousada, Turismo e Cristal, que ficam dentro do complexo, e os externos Giardino, Luppi e Eco Chalé.

“Os primeiros 15 anos do Rio Quente Resorts tiveram marcos importantes para a gente, como a inauguração do hotel Turismo, em 1977, e a chegada da Algar e da FLC como acionistas. O impacto na economia da região foi tão relevante que contribuímos com a emancipação do município de Rio Quente em 1988, tornando-o independente de Caldas Novas. A fama das águas quentes continuou se espalhando por todos os estados, impulsionando a operação de voos fretados, iniciada em 1989 e que se manteve por muitos anos. Regionalmente, a memória passada de geração em geração é muito forte. Muitas crianças compartilham a experiência dos pais em nosso destino”, conta Alessandro Cunha, CEO da Aviva.

Para se manter no radar de fidelização de clientes, o Rio Quente Resorts passou a fazer maiores investimentos em entretenimento, tornando-o o principal elemento na experiência de clientes. O principal deles foi o Hot Park, inaugurado em 1997 e eleito um dos melhores e mais visitados parques aquáticos do mundo, com mais de 22 atrações para todas as idades em 155 mil m². Entre as principais está a Praia do Cerrado, a maior praia artificial de águas naturalmente quentes do mundo, inaugurada em 2008.

“O parque passou a oferecer o benefício de acesso gratuito aos hóspedes, ampliando a experiência de diversão. Outro modelo de negócio importante para nosso crescimento foi o timeshare, comum nas Américas do Norte e Central, que proporciona a possibilidade de férias programadas por meio de pontos adquiridos com uma condição melhor de tarifas. O pioneirismo da Aviva, em 1999, permitiu que o Aviva Vacation Club, que neste ano completa 25 anos, seja o maior clube de férias da América do Sul, com mais de 30 mil famílias fidelizadas, representando quase metade da receita do negócio.”, destaca Cunha.

Um olhar para o futuro

Nos próximos anos, a Aviva tem planejadas melhorias e renovações em seus produtos, além de inovações para o setor, mantendo sua posição de referência no turismo. O InCasa Residence Club é um novo produto premium na trilha de fidelização de clientes, que trará ao mercado de tempo compartilhado brasileiro um novo modelo em residências de férias, chamado de “fractional”. Os principais diferenciais estão na hospedagem em uma casa dentro de um resort, com atendimento, serviços e soluções exclusivas. Serão 40 casas de até 350 m2, com duas, três ou quatro suítes, e uma ampla estrutura de lazer, chamada de Club House, composta por bar, restaurante, lounges, fitness center e piscinas privativas, entre outras amenidades, garantindo conforto e exclusividade, além da disponibilidade de acesso à toda infraestrutura do destino, como Parque das Fontes, Hot Park, bares e restaurantes.

Também estão programadas reformas nos hotéis do complexo, ampliação da estrutura e equipamentos de entretenimento e lazer e outras novidades que devem ser anunciadas nos próximos anos.