A sociedade está testemunhando uma mudança significativa nas expectativas dos viajantes jovens adultos, com idades entre 20 e 40 anos. Essa geração está buscando experiências mais imersivas, autênticas e personalizadas. Por essa razão, o mercado de turismo passou a ter um foco maior na identificação das necessidades desses viajantes.

De acordo com Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, visitar destinos turísticos tradicionais não é mais o suficiente. “Os mais jovens anseiam por experiências autênticas, que os conectem com a cultura local de maneira profunda e significativa”, revela.

Esse conceito inclui a participação em atividades como aulas de culinária, trilhas em locais naturais e a exploração de destinos fora do circuito turístico convencional. “A busca por autenticidade e imersão tem impulsionado essa geração a buscar experiências únicas, que enriquecem suas viagens”, pontua.

Viajantes entre 20 e 40 anos cresceram em um mundo digital e tem expectativas de que a tecnologia faça parte integrante de suas experiências de viagem. Desde Wi-Fi de alta velocidade até check-in online, esses viajantes valorizam a conveniência e a capacidade de adaptar suas viagens às suas preferências individuais. “As empresas de turismo que oferecem opções personalizadas, desde itinerários flexíveis até recomendações de atividades com base nos interesses específicos do viajante, estão alguns passos à frente”, declara.

Rodrigues acredita que a sustentabilidade e os aspectos sociais estão se tornando cada vez mais importantes para os jovens viajantes. “Eles buscam marcas que demonstram um compromisso genuíno com questões ambientais, apoiando empresas que adotam práticas éticas e sustentáveis. Além disso, valorizam experiências que os permitam interagir de forma positiva com as comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos destinos que visitam”, relata.

Para essa geração, as viagens não se tratam apenas de visitar lugares, mas sim de criar memórias duradouras e significativas. “Esses turistas querem experiências tangíveis e interativas, que os envolvam emocionalmente e os conectem com a cultura local. Desde tours guiados por moradores, até workshops artesanais e eventos culturais, os viajantes valorizam atividades que lhes proporcionem interações autênticas e enriquecedoras”, finaliza.