Na última terça-feira (9), a LATAM reuniu em São Paulo (SP) 62 agentes de viagem e agregadores para discutir a transição para o NDC by LATAM, seu novo sistema de distribuição de produtos e serviços. O evento, realizado na Academia Corporativa LATAM, foi uma oportunidade para os parceiros comerciais conhecerem os avanços e o status de implementação do novo sistema, que está programado para substituir completamente a antiga plataforma e-LATAM até 31 de outubro de 2024.

A diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra, destacou a importância do contato direto com os parceiros para garantir uma transição segura e eficiente. “Temos promovido encontros como esse desde 2023 para ouvir sugestões e construir uma relação produtiva para que a nova ferramenta atenda as necessidades da LATAM, dos parceiros e dos clientes finais. É um trabalho em conjunto para dar segurança na reta final de transição para o NDC”, explicou.

O NDC by LATAM, baseado no padrão de transmissão da indústria “NDC”, oferece diversos benefícios, como conexão com preços contínuos, personalização de ofertas, acesso em tempo real a informações sobre produtos e tarifas, autonomia em reemissões e reembolsos, acesso a mais opções de serviços complementares, processos pós-venda mais fluidos e a possibilidade de evitar a taxa de recuperação de custos de distribuição aplicável ao canal GDS. Atualmente, a ferramenta é utilizada em 20 países, conta com mais de 1,1 mil agências conectadas e já foi responsável pela emissão de mais de 1,9 milhão de passagens.

Além dos avanços na tecnologia, a LATAM também celebrou seu crescimento no mercado brasileiro desde o início da pandemia. Em 2023, a companhia transportou 33 milhões de passageiros domésticos no país, registrando um aumento de 8% na operação em comparação com 2022. Esse crescimento foi impulsionado pela chegada de novos aviões direto de fábrica, com 15 dos 17 novos aviões destinados à operação brasileira.

Para 2024, a LATAM prevê um novo crescimento, com a chegada de mais aviões e um aumento de 7% a 9% na operação doméstica no Brasil em comparação com 2023. Isso significa a adição de mais de 3 milhões de assentos da companhia ao mercado brasileiro ao longo do ano.