Representantes de órgãos estaduais e federais envolvidos na organização da próxima Cúpula do G20, o grupo das maiores economias do mundo, presidido pelo Brasil, se reuniram na Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em Salvador, nesta semana. As discussões abordaram temas como segurança, logística, saúde, comunicação, receptividade, roteiros turísticos e programação cultural. A capital baiana sediará encontros prévios à Cúpula do G20, agendada para 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro (RJ). Estima-se que mais de 30 chefes de Estado e cerca de 15 mil visitantes internacionais participem do evento.

“Como as atividades envolvem diversas delegações estrangeiras e autoridades de alto nível, existem vários desafios logísticos para a organização. Foi muito importante conversar com representantes de vários setores do governo baiano, para o alinhamento desses pontos e o início do planejamento dos eventos que serão realizados em Salvador”, declarou o diplomata Guilherme Gondim, da Coordenação Nacional do G20, ligada ao Ministério das Relações Exteriores.

“As reuniões irão trazer novos olhares para a Bahia, abordando questões do desenvolvimento, saúde e cultura. Teremos um período proveitoso para o estado, que será transformado numa vitrine mundial”, ressaltou Natália Oliveira, coordenadora de Cooperação Internacional do Gabinete do Governador.

Segundo Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, “recepcionar as delegações do G20 será uma grande oportunidade para promover o destino Bahia, mostrando ao mundo seus atrativos, e também prospectar investimentos turísticos para o estado, discutindo temas relevantes que impactam o setor”. A pasta também anunciou recentemente que a temporada de cruzeiros injetou mais de R$ 260 milhões na economia.