BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Secretaria de Turismo entrega Carteiras do Artesão, em Macaé

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual de Artesanato, entregou na quarta-feira (15/05) 80 Carteiras do Artesão a profissionais do município de Macaé, na Costa do Sol. O documento, que reconhece oficialmente a atividade dos artesãos em todo o território nacional, foi concedido aos artífices que cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo programa.

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, destacou a relevância da carteira para os artesãos: “O turismo depende do artesanato e o artesanato depende do turismo. A atividade cria identidade cultural nos municípios, garantindo a renda de muitas famílias. Com a Carteira Nacional do Artesão, o profissional tem acesso a uma série de benefícios, incluindo uma linha de crédito diferenciada”, explicou Tutuca.

Um dos beneficiados, Alexandre Coutinho, artesão de luminárias artesanais, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Hoje é um dia muito especial para nós artesãos de Macaé, que estamos recebendo a tão esperada Carteira Nacional do Artesão. Um documento que nos reconhece e ainda traz muitas oportunidades dentro da segmentação do Artesanato”, disse Alexandre durante a cerimônia.

Benefícios da Carteira Nacional do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão proporciona aos profissionais acesso a políticas públicas como microcrédito e descontos, além de permitir a participação em feiras de diferentes níveis. Os artesãos também podem se beneficiar de cursos de capacitação, oferecidos para expandir suas técnicas, produtos e vendas, contribuindo para o aumento da renda.

Entre os programas de apoio está o ArtCredRJ, uma parceria inédita entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, que disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses com a Carteira Nacional do Artesão. Os créditos variam de R$ 300 a R$ 21 mil, com uma taxa de 0,25% ao mês, prazo de 24 meses e carência de 12 meses, podendo ser usados para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.

Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa Estadual do Artesanato da Setur-RJ, reforçou a importância do documento: “O maior benefício da carteira é o reconhecimento da profissão em todo o território nacional. Além disso, o documento serve como pré-requisito de uma linha de crédito, por meio da parceria com a AgeRio, fora as oportunidades de capacitação por meio de parcerias com o Sebrae”, concluiu Vasconcelos.

Participação no 17º Salão do Artesanato

A produção artesanal do estado do Rio de Janeiro foi destaque no Distrito Federal, durante o 17º Salão do Artesanato, realizado entre 8 e 12 de maio. A Setur-RJ participou do evento na Arena do Pátio Brasil, em Brasília, com um estande de 40m². O objetivo foi reunir comunidades artesãs de todo o Brasil, mostrando a diversidade da produção artesanal, incentivando a comercialização de produtos e estreitando as relações comerciais.

Este evento simbolizou a diversidade cultural brasileira e destacou a importância do artesanato para a identidade cultural e a economia dos municípios fluminenses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS