Na próxima temporada de cruzeiros 2024/25, a MSC Cruzeiros fará uma mudança estratégica significativa: a redução de sua frota de navios transatlânticos de cinco para quatro embarcações, enquanto aumentará o número de mini cruzeiros. Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, explicou as razões por trás dessa decisão e as expectativas para o mercado.

Segundo Ursilli, a decisão de reduzir o número de navios transatlânticos está relacionada a necessidades globais da companhia. “Precisamos remanejar um dos nossos navios para outro destino internacional onde há uma demanda crescente”, disse ele. A MSC Cruzeiros faz seu planejamento considerando o cenário global, avaliando oportunidades e necessidades em diferentes mercados ao redor do mundo.

Ursilli ressaltou, ainda, que a decisão também levou em conta gargalos locais e altos custos operacionais. “Estamos investindo em mercados estratégicos e analisando cuidadosamente a demanda. No Brasil, identificamos um aumento significativo na procura por mini cruzeiros, o que nos levou a ampliar essa oferta”, explicou.

Os minicruzeiros, que têm duração de três a quatro noites, mostraram-se extremamente populares, especialmente entre os turistas que preferem viagens curtas e econômicas. Ao todo, serão 75 mil cabines disponíveis de minicruzeiros na próxima temporada, segundo Ignacio Palacios, diretor de Vendas e Revenue da armadora. “Esse tipo de cruzeiro tem sido uma porta de entrada para novos clientes. Muitos que experimentam os minicruzeiros acabam retornando para viagens mais longas”, afirma o executivo.

Ursilli ainda avalia que a diária média dos minicruzeiros é maior do que os roteiros de sete noite, por exemplo e, por isso, vê esse novo posicionamento como uma oportunidade para os agentes de viagens adquirirem comissionamentos ainda maiores. Ainda sobre comissionamento, durante a manhã desta quinta-feira (23), Palacios anunciou que os agentes de viagens terão 2% de comissionamento a mais em suas vendas para produtos MSC e Yatch Club até 31 de dezembro. Com esse novidade, os agentes poderão impulsionar as vendas junto com demais ações, incluindo a gratuidade de crianças e adolescentes, cashbacks e Tarifa Super Bingo.

A MSC Cruzeiros aposta, para a temporada 2024/25, na proximidade e facilidade de acesso dos portos brasileiros, principalmente em Santos, que atrai passageiros de São Paulo e de outros estados que preferem voar para o estado devido à maior frequência de voos. “Continuaremos oferecendo opções de embarque no Rio de Janeiro, Itajaí e Paranaguá, mas a maior parte da nossa oferta de mini cruzeiros estará em Santos”, detalha Palacios.

Além dos cruzeiros de lazer, há uma crescente demanda do mercado corporativo. “No último ano, realizamos 15 charters e mais de 670 grupos corporativos. A necessidade de reunir equipes e realizar eventos corporativos está voltando com força, e os mini cruzeiros são uma excelente opção para esse público”, diz o diretor.

A MSC Cruzeiros também está comprometida com a inclusão de novos roteiros no Nordeste brasileiro, com paradas em destinos como Maceió, Salvador e Ilhéus, além dos tradicionais roteiros no Rio de Janeiro; Desta forma, a MSC será a única a oferecer roteiros pelo Nordeste do Brasil na próxima temporada. “Estamos sempre buscando diversificar nossas ofertas para atender às demandas dos nossos clientes, tanto os que buscam férias em família quanto os que querem celebrar ocasiões especiais”, concluiu Ursilli.