São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira (19), o primeiro painel do Expo Forum Visite São Paulo, realizado no WTC Events Center na capital paulista, destacou o marketing de destinos com a palestra de Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

Durante a palestra, Sando enfatizou a importância de criar experiências memoráveis para atrair visitantes. “As pessoas se locomovem quando encontram experiências que proporcionam uma memória afetiva. O que buscamos é surpreender, encantar as pessoas e mostrar que São Paulo tem capacidade para receber visitantes”, afirmou.

Ainda durante o primeiro painel do Expo Fórum Visite São Paulo, o executivo comparou a cidade a uma “saborosa pizza”, destacando a necessidade de explorar São Paulo em partes. “São Paulo é como uma pizza que precisa ser degustada aos pedaços. Mostramos nosso destino com aquilo que queremos transmitir, criando lembranças que podem convencer famílias a conhecerem a região”, explicou Sando.

O impacto econômico do turismo foi outro ponto abordado. Sando destacou que cada viajante que se torna visitante gera consumo e impostos, beneficiando toda a cadeia produtiva. “A importância dos organizadores, agências e hoteleiros no trabalho de captação e desenvolvimento é fundamental para que toda a cadeia prospere”, disse.

Explicando o papel do Convention & Visitors Bureau, Sando simplificou: “Captamos eventos e trabalhamos na promoção do destino. Quando unimos isso à cadeia de indústria, viagens e turismo, atraímos uma economia constante.”

Ele também ressaltou a concorrência no setor. “Não podemos deixar de trabalhar, porque muitos destinos estão buscando captar eventos e viagens”, alertou.

Um dos destaques da palestra foi a campanha #TopoverSP, uma iniciativa para promover o “Stopover” em São Paulo, incentivando turistas a conhecerem os atrativos da cidade durante conexões de voos. “Estamos alinhando a vinda forte do Stopover numa campanha intitulada #TopoverSP. A proposta é fazer um stopover em São Paulo e conhecer os atrativos”, revelou Sando.

A participação do SPCVB, segundo ele, é essencial para fortalecer a integração com a Secretaria de Turismo e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). “Essa integração nos faz aprender e implementar o que pode ser bom para o país. O visitante precisa saber onde vai e se encantar com a cidade; essa é a tendência mundial”, concluiu, destacando a necessidade de transformar viajantes em visitantes e de cada cidadão ser um embaixador de São Paulo.