Em um esforço contínuo para melhorar a qualidade de seus serviços e preparar seus colaboradores para os desafios diários, a Bourbon Hospitalidade implantou um novo programa de integração e treinamento que já apresentou resultados expressivos. No mês de maio, a rede hoteleira alcançou mais de 9 mil horas de treinamento, um aumento de mais de 100% em comparação a fevereiro, antes da implementação do novo projeto.
A Bourbon Hospitalidade, que conta com mais de 2 mil colaboradores em toda a rede, desenvolveu o programa apoiado em três pilares essenciais: a Jornada de Integração Bourbon, a nova Academia Bourbon de Hotelaria e o Conceito de Desenvolvimento com Pipeline de Lideranças da Bourbon. Esses elementos foram fundamentais para potencializar o volume de treinamentos e reduzir as taxas de turnover durante o período de experiência dos novos colaboradores.
“Nós tínhamos na rede um conjunto de treinamentos que era realizado de forma presencial, na grande maioria das vezes. Surgiu, então, a ideia de implantar uma plataforma e de estruturar a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Mas antes de procurarmos qualquer plataforma, decidimos definir um modelo de desenvolvimento para a organização”, explicou Claudinei Santos, gestor da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Bourbon Hospitalidade.
A Jornada de Integração Bourbon foi desenhada para oferecer um onboarding completo, integrando os novos colaboradores à história, cultura e estratégia da rede hoteleira. O programa inclui uma série de atividades, como treinamentos presenciais, online e on the job, realizados em um intervalo de 45 dias, com a participação direta do colaborador, gestor, padrinho e RH. Para facilitar esse processo, todos recebem um guia de apoio que direciona as ações a serem realizadas.
A Academia Bourbon de Hotelaria é uma ferramenta de capacitação que oferece mais de 180 cursos técnicos e comportamentais, muitos deles produzidos internamente pela rede. Entre os cursos mais procurados estão temas como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reposicionamento da Marca Bourbon, Quiz Bourbon Hospitalidade e Código de Conduta. A plataforma permite que os colaboradores acessem os cursos remotamente, inclusive pelo celular, facilitando o acesso para aqueles que estão na operação dos hotéis e resorts
O Pipeline de Lideranças da Bourbon define as etapas que os profissionais precisam seguir para assumirem diferentes posições de liderança, desde a autoliderança até o gerenciamento de grandes equipes. Cada transição no pipeline representa uma mudança que exige maior complexidade em comportamento, gestão do tempo, habilidades e competências, liderança, visão global e cultura organizacional.
O novo programa de integração e treinamento da Bourbon Hospitalidade não apenas aumentou significativamente o número de horas de capacitação, mas também contribuiu para a redução das taxas de turnover durante o período de experiência dos novos colaboradores. Este investimento contínuo em desenvolvimento humano reflete o compromisso da rede com a excelência no atendimento e a preparação de seus colaboradores para um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
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