O aquecimento do turismo náutico tem impactado significativamente a hotelaria, como demonstrado pelo Marina Itajaí Boat Show, realizado de 4 a 7 de julho. O evento atraiu um público qualificado, resultando em um aumento de 80% na ocupação do hotel Villa d´Ozio, localizado na Praia Brava de Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.

O setor de viagens e turismo na América Latina está projetado para acrescentar US$ 260 bilhões à economia nos próximos 10 anos, com um crescimento estimado de 2,3% ao ano, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council, WTTC). O turismo náutico, em crescimento constante, contribui significativamente para esse cenário no Brasil, impulsionando setores como gastronomia, transporte e hospedagem.

O Villa d’Ozio exemplifica essa tendência, registrando uma ocupação de 80% durante o Marina Itajaí Boat Show, considerado o maior evento náutico do Sul do Brasil.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, responsável pela Boat Show Eventos, destaca que eventos náuticos vão além da apresentação e venda de barcos, atraindo um público qualificado de diversas partes do país e movimentando a economia local. “Toda uma cadeia de prestação de serviços, como gastronomia, hotelaria e transporte, está ligada ao evento, além, é claro, do produtor direto, que são as pessoas que trabalham diretamente na construção das embarcações”, afirma Paciornik.

Ronaldo Jansson Júnior, diretor do Villa d’Ozio, destaca a vocação do litoral catarinense para o turismo náutico e a infraestrutura de serviços e marinas na região como fundamentais para o aumento do fluxo turístico. Ele ressalta que o hotel é focado no público náutico, com acordos com grandes estaleiros que hospedam diretores e clientes ao longo do ano, especialmente durante o Marina Itajaí Boat Show.

“Em relação à ocupação, tivemos um aumento significativo em comparação a períodos sem eventos. Isso é ótimo, pois acaba divulgando nosso mercado durante todo o ano e mostra que o Sul não é só verão, mas também tem um inverno repleto de atrações e belas paisagens”, afirma Jansson.

Ele complementa que a náutica é uma atividade que beneficia muito a hotelaria e todo o trade turístico. “Eventos como o Marina Itajaí Boat Show são muito significativos para o turismo de alto padrão, pois trazem turistas qualificados para a região, que participam do evento e têm a oportunidade de conhecer o destino”, conclui.