BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

São Paulo recebeu 1,1 milhão de turistas internacionais no 1º semestre de 2024

Mais de 1,1 milhão de turistas internacionais desembarcaram em São Paulo no primeiro semestre de 2024, um aumento de 5,33% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado recebeu 1,05 milhão de viajantes. Estados Unidos foi o país que mais enviou pessoas para São Paulo, totalizando 206,4 mil no semestre, e segue liderando o ranking desde 2020. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF).

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o resultado é fruto do intenso trabalho da Agência em promover o Brasil no mercado turístico internacional. “Estamos trabalhando com novas ferramentas que estão dando resultado na atração de voos internacionais e nas estratégias de promoção dos destinos brasileiros. Isso tem se convertido na chegada de mais turistas, que estão consumindo cada vez mais em nosso país, o que significa geração de mais emprego e renda, que é o nosso grande objetivo”, declarou.

A América do Sul foi o continente que mais enviou turistas internacionais a São Paulo. Foram 324,4 mil pessoas (30,81%) desembarcando em aeroportos paulistas, chegando principalmente da Argentina (113,6 mil pessoas), Chile (80,5 mil), Peru (30,8 mil), Bolívia (29,4 mil) e Uruguai (27,9 mil). Os asiáticos também visitaram mais o estado este ano. A China enviou 25,6 mil viajantes, 53,69% a mais que em 2023 (11,8 mil), ficando atrás somente do Japão, com 33,3 mil desembarques.

Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional e já está dando resultados. A quantidade de estrangeiros que chegaram a São Paulo por via aérea aumentou em 6,63%, passando de 1,02 milhão, em 2023, para 1,1 milhão neste ano. Vale dizer que o volume de viajantes internacionais cresceu 15% na semana das 6 Horas de São Paulo.

Além das parcerias da Agência com as companhias aéreas, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), em parceria com os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, está contribuindo para os resultados positivos. Entre outubro de 2024 e março de 2025 serão 70 mil novos assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, por meio do primeiro edital do programa.

Turistas internacionais em todo o Brasil

No primeiro semestre de 2024, 3,59 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019 (pré-pandemia). A expectativa é que esse ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 (6,6 milhões). A via aérea segue sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS