Os agentes de viagens baianos tiveram uma oportunidade única de explorar a cultura portuguesa de uma maneira especial: através da culinária. A Tap Air Portugal, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), organizou o Showcooking – Masterclass da Gastronomia Portuguesa, um evento destinado a fortalecer as relações entre o trade turístico brasileiro e a companhia aérea portuguesa.

O evento faz parte do programa Conexão Tap, que tem como principal objetivo estreitar parcerias com o setor turístico brasileiro e discutir as perspectivas e desafios da indústria da aviação. Nesta edição, a gastronomia foi o tema central, proporcionando aos participantes uma imersão culinária que incluiu o preparo e degustação de pratos tradicionais portugueses como Bacalhau Espiritual, Arroz de Polvo e Quindim.

Carlos Antunes, diretor da Tap para as Américas, destacou a longa relação da companhia com a Bahia. “A Tap está em Salvador há 46 anos, uma história longa de presença da companhia no estado da Bahia. Hoje temos voos diários que conectam os passageiros baianos a mais de 50 destinos na Europa e no norte da África.” Ele também enfatizou a responsabilidade da Tap em promover a cultura portuguesa, levando “Portugal nas nossas asas”.

Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, também comentou sobre a importância da parceria com a Tap para o desenvolvimento do turismo na Bahia. “O formato deste evento é extraordinário porque está ligado à experiência, e acho que é isto que o turista busca hoje em dia: a vivência de cada localidade, seja na gastronomia, na cultura, no patrimônio ou na arte”, pontuou.

Além de fortalecer os laços entre os setores, o Conexão Tap continuará sua rota por outras capitais brasileiras, promovendo a cultura e a gastronomia portuguesa em todo o país. Vale destacar que, mesmo com a suspensão temporária dos voos para Porto Alegre durante o verão europeu, a Tap mantém uma robusta operação com 95 voos semanais entre Brasil e Europa, conectando diretamente 13 capitais brasileiras a Portugal.