Marco Ferraz é o novo presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP), do qual já participava. O executivo assume a liderança da entidade após Mariana Aldrigui deixar o cargo para tornar-se gerente de Pesquisas e Inteligência de Dados da Embratur.

“É muito interessante poder estar colaborando cada vez mais com os conselheiros na condução das entidades associadas e toda estrutura por trás da máquina da FecomércioSP”, alega Ferraz, em entrevista ao Brasilturis. “É uma federação muito importante no cenário, não só paulista, mas nacional. Considerando todos os setores que cobrimos, as empresas associadas devem responder por 30% do PIB do estado de São Paulo e 10% do PIB do Brasil”, acrescenta.

“O turismo é uma peça fundamental para a FecomercioSP e as reuniões do conselho abordam questões muito relevantes, além de trazer atualizações de todos os segmentos do setor”, continua Ferraz. “Nosso objetivo é trabalhar para o Turismo, buscar maior liberdade e competitividade para o mercado, diminuir burocracias, atuar nos temas legislativos e executivos, como investimentos em infraestrutura, melhorias em regulações, entre outros”, complementa.

Ferraz lista ainda algumas das mais importantes e recentes atuações da federação para o mercado de turismo, como medidas provisórias de remessas e cancelamentos, o Perse, a lei geral do turismo e a cobrança de bagagens em voos. “Estamos sempre abordando as pautas mais relevantes e atuais. Em nossa última reunião mensal discutimos sobre as inteligências artificiais e a reforma tributária”, conta o presidente.

Marco Ferraz: trajetória

Além de ser formado em Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ferraz acumula mais de 30 anos de experiência no setor turístico. Foi presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) por mais de três anos e atua desde 2014 como presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Também está presente nos conselhos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Embratur e do Ministério do Turismo.

“Estamos acompanhando de perto o Turismo, que embora esteja agora se recuperando bem, o impacto da pandemia deixou muitas empresas e segmentos para trás. O momento atual é de crescimento e estamos tentando superar os números de 2019”, afirma Ferraz. “Nosso objetivo, portanto, é trabalhar para trazer cada vez mais investimentos para esse setor que movimenta centenas de outros setores da economia. Essa é a mensagem que queremos passar para os governos federais, estaduais e municipais”, finaliza.

Foto: Divulgação/FecomercioSP


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