A capital do Paraná foi o terceiro principal destino para viagens de negócios no Brasil em 2023, de acordo com o levantamento anual da plataforma de tecnologia Omnibees. Mantendo o mesmo progresso, o NH Curitiba The Five registrou uma taxa de ocupação de 55% no primeiro semestre do ano, equivalente a aproximadamente 24 mil hóspedes. Destes, 75% são hóspedes corporativos, 10% advêm do turismo esportivo e 15% são viajantes a lazer.

O fortalecimento do setor de turismo também foi constatado pelo aumento de convenções, feiras internacionais inéditas sediadas no Brasil, novas opções de destinos e oportunidades de negócios. Segundo dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela FecomercioSP e pela Associação Latinoamericana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o faturamento do setor de viagens corporativas foi de R$ 40 bilhões entre os meses de janeiro e abril deste ano, representando um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado.

O NH Curitiba The Five conta com 178 apartamentos, um restaurante, um lounge, sete salas para eventos corporativos com capacidade para até 190 pessoas, área de business center, espaço fitness e spa. “Nos primeiros seis meses, registramos um crescimento de 5% em ocupação em relação ao mesmo período de 2023. Historicamente, o mercado de Curitiba começa a reagir no início de agosto, mas, neste ano, observamos um fluxo maior já a partir de julho, que registrou 62% de ocupação. Em agosto, nossa expectativa é atingir 70%”, explica. O faturamento do hotel no primeiro semestre foi 9% superior ao dos primeiros seis meses de 2023. Segundo Antonio, a expectativa é fechar 2024 com um crescimento de faturamento de mais 8%, com uma diária média acima de R$ 600″, comenta Antonio de Albuquerque, diretor do hotel.

Em 2023, o hotel sediou mais de 300 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 60% do fluxo de hóspedes, destacando a robustez do setor. “As reservas desse segmento são muito expressivas. Nossa agenda de reservas para eventos corporativos no segundo semestre já está 80% ocupada”, revela.

Tercnologia e emprego

Para proporcionar a melhor experiência possível aos hóspedes, o NH Curitiba realizou diversas melhorias ao longo do ano. “Procuramos integrar novas tecnologias para tornar a estadia cada vez mais proveitosa, garantindo a satisfação de nossos hóspedes”, afirma o diretor. Entre as melhorias, destaca-se a atualização do sistema operacional, que agora permite o uso mais intensivo das tecnologias disponíveis, como reconhecimento facial, interfaces mais seguras contra fraudes cibernéticas e controle mais rigoroso das informações em conformidade com a LGPD. A área de eventos também foi revitalizada, e a iluminação foi aprimorada a partir de sugestões de clientes corporativos. Além disso, o sistema de ar condicionado foi atualizado para proporcionar maior conforto térmico individualizado nas salas.

Com a alta demanda no setor turístico, o setor hoteleiro também precisa investir na força de trabalho. Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicou que o turismo nacional registrou a criação de cerca de 17 mil novos postos em todo o país no mês de março. O hotel curitibano também acompanhou esse aumento: o quadro de colaboradores cresceu 10% no primeiro semestre do ano. A previsão segue positiva e há 12 vagas em aberto, demonstrando que investir no número de funcionários é uma das prioridades do hotel.