A Azul Conecta, comprometida com o desenvolvimento da aviação regional e responsável por levar os Clientes da Azul a mais de 80 destinos, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. Recentemente, a Azul Conecta também lançou um serviço para garantir requisitos de segurança pré-determinados.

A mudança foi autorizada no âmbito do Programa de Transformação Digital da ANAC, em que a Agência auxilia operadores aéreos e empresas de manutenção na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados.

A transformação digital, neste caso, vai além da substituição do papel pelo meio eletrônico, e proporciona diversas vantagens para os operadores. A digitalização promove, por exemplo, a redução de custos e facilita o registro e o compartilhamento de informações. Também garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme o que está previsto em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota sobre uma eventual indisponibilidade da aeronave. Enfim, oferece economia para a empresa e segurança para a aviação.

“A Azul Conecta é um polo de inovação e tecnologia, e ter a ANAC ao nosso lado, na obtenção deste processo e certificação, é muito gratificante”, comenta Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul. “Estar alinhada com as melhores práticas da aviação comercial mundial está no DNA de nossa empresa e no da ANAC, órgão que trabalha diariamente para promover uma aviação mais tecnológica e segura no Brasil”, completa o executivo..

A Azul Conecta optou por adotar o Software Cavok, o primeiro sistema que recebeu a aprovação de conformidade de requisitos de Tecnologia da Informação, dispostos na Resolução nº 458, de 2017.