A temporada de cruzeiros 2022/2023 em Alagoas superou as expectativas para o setor este ano e impactou cerca de R$ 45,5 milhões na economia local. O estado fecha a temporada com 75 mil turistas entre os meses de 2022 e abril de 2023. Ao todo, foram oito navios diferentes em 21 paradas.

O dado tem como base o gasto médio diário de turista de cruzeiro que, segundo a Clia, é de R$ 605,90 e o número total de visitantes do período. À frente da Setur, a secretária Bárbara Braga explica que os investimentos feitos pelo governo de Alagoas fizeram a diferença nos resultados da temporada de cruzeiros no estado.

“Esse montante tão expressivo na nossa economia é resultado direto dos investimentos liderados pelo Governo do Estado na promoção e estruturação de Alagoas, além da articulação com os principais players do mercado, tornando o estado mais atrativo comercialmente. Esse trabalho impulsiona a cadeia produtiva do setor, uma das que mais geram emprego, renda e oportunidades para o povo alagoano”, ressalta a gestora.

Para receber os oito navios que atracaram na capital alagoana, o governo de Alagoas promoveu ações de recepção com distribuição de mapas e guias turísticos aos turistas e, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), também disponibilizou espaços de comercialização para artesãos vinculados ao programa Alagoas Feita à Mão.

Ao todo, o valor comercializado pelo artesanato foi cerca de 22 mil reais, fruto da venda de 467 peças. A cada parada de navio durante esta alta temporada, diferentes produções artesanais foram contempladas, promovendo o revezamento e beneficiando 714 artistas populares.

Foto destaque: Divulgação


Leia também: ALAGOAS CAPACITA PROFISSIONAIS DE CALL CENTER DA AZUL