O grupo Latam apresentou as novidades de sua operação anunciados durante as últimas semanas, entre elas se destacam novas rotas que começam em 2023 dentro e a partir da América do Sul:

  • Bogotá-Orlando, operado pela Latam Colômbia, com voos diários a partir de julho;
  • Guayaquil-Bogotá, operado pela Latam Equador, com sete frequências semanais a partir de março;
  • Santiago-Porto Alegre, operado pelo grupo Latam, com três frequências semanais a partir de abril;
  • Lima-Brasília, sob responsabilidade da Latam Peru, com voos diários a partir de abril;

Em paralelo, é adicionada uma nova frequência à rota Santiago-Ilha de Páscoa/Rapa Nui, totalizando seis voos por semana a partir de fevereiro. Finalmente, com o início da Joint Venture com a Delta Airlines, a companhia aérea norte-americana anunciou a operação da rota sazonal Rio de Janeiro/Galeão-Nova York a partir de 16 de dezembro deste ano.

Resultado operacional de janeiro de 2023

Em Janeiro de 2023, o tráfego de passageiros (medido em RPK) cresceu 24,9% comparado com janeiro de 2022, e as operações medidas em ASK* aumentaram em 23,9%. Isto implicou em uma taxa média de ocupação 0,7 pontos percentuais maior, chegando a 81,1%.

No transporte de cargas, a taxa média de ocupação foi de 51%, o que representa uma diminuição de 1,2 pontos percentuais em relação a janeiro de 2022. A seguinte tabela resume os resultados operacionais do mês e o acumulado para as principais unidades de negócios da Latam:

Latam
Latam

Leia também: Latam recebe título de companhia aérea mais sustentável das Américas