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Site da BLTA é o novo Xodó do mercado de luxo brasileiro

A BLTA desenvolveu uma nova receita de bolo caseira para explorar o Brasil. Na noite desta terça-feira (27), a entidade que promove o turismo nacional para o exterior oficializou a entrada do XODÓ by BLTA no ar. O evento ocorreu na Casa Quintal, em São Paulo, e recebeu parceiros da hotelaria de luxo e jornalistas. A cerimônia foi conduzida por Simone Scorsato, CEO da BLTA, e Roberto Klabin, presidente do conselho da entidade.

O site foi desenvolvido com o propósito de conectar o afeto dos brasileiros ao termo “xodó”, que carrega consigo a ideia e a força de identificação. De origem africana, a palavra foi incorporada ao português e se mesclou às línguas indígenas do país. Segundo Simone Scorsato, a escolha do nome reflete um processo cuidadoso de construção de marca, que busca transformar a percepção de luxo no Brasil, tornando-o mais acessível e inclusivo.

“Construir uma marca é um processo que leva tempo. A palavra ‘xodó’ tem uma ligação íntima com o afeto, o que ressoa fortemente com os brasileiros. Acredito que essa marca tem o poder de transformar a percepção de luxo no Brasil, tornando-o mais acessível e inclusivo, sem perder sua essência de exclusividade.”

Os números recentes do turismo de luxo no Brasil confirmam o impacto positivo dessa nova iniciativa. O faturamento combinado dos associados da BLTA atingiu R$ 3,12 bilhões, registrando um crescimento de 14,05% em relação ao ano anterior, superando as previsões do mercado global de luxo. As operadoras também ampliaram sua captação de turistas, com um aumento de 73,7% na clientela, enquanto a taxa de ocupação dos hotéis em 2023 alcançou 55,9%, comparado aos 50,15% em 2022.

Além de impulsionar o turismo internacional, o segmento de luxo tem mantido o turismo doméstico aquecido, com um aumento de 38,0% no faturamento médio diário dos hotéis. Cerca de 72% dos hotéis associados investiram em melhorias e novas unidades, reforçando o compromisso contínuo com a qualidade no setor de hospitalidade.

A sustentabilidade também se destaca, com 64% dos hotéis e 80% das operadoras apoiando projetos junto às comunidades locais, evidenciando um compromisso crescente com práticas de impacto positivo.

Simone Scorsato, CEO da BLTA (foto: Geovana Fraga)

O XODÓ by BLTA também tem um papel fundamental para os agentes de viagem, oferecendo informações detalhadas e acessíveis sobre o Brasil.

“O que o XODÓ do Brasil traz para os agentes de viagem? Informação qualificada e decodificada. Estamos falando do Brasil das florestas, dos mares, das águas, da cura, da tropicalidade. Decodificamos esses atributos e entregamos aos agentes de viagem”, destacou Simone.

Roberto Klabin, presidente do conselho da BLTA, enfatizou a importância de valorizar a natureza brasileira, um dos maiores atrativos para turistas estrangeiros. Ele comparou o Brasil a destinos como a Costa Rica, que soube aproveitar suas riquezas naturais antes de nós.

“A Costa Rica, que cabe dentro do Rio de Janeiro, conseguiu se destacar, e ainda temos muito mais a oferecer, mas não desenvolvemos produtos adequados. Acredito que a BLTA está incentivando hotéis a criar experiências que valorizem a hospitalidade e a natureza do Brasil, encantando os visitantes. É isso que precisamos destacar e valorizar”, ressaltou Klabin.

Essa iniciativa visa não apenas reforçar a imagem do país como um destino atrativo para turistas internacionais, mas também otimizar a apresentação das ofertas de luxo no mercado global. O projeto estabelece uma nova abordagem para conectar o turismo de luxo com a rica biodiversidade brasileira, facilitando a integração entre as experiências oferecidas e as expectativas dos viajantes.

Para conhecer, acesse o Xodó do Brasil.

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