A estudante do Senac RJ, Vanessa Coelho, de 21 anos, já embarcou para a França, onde disputa, a partir de amanhã, 10 de setembro, até domingo, 15, a 47ª Competição Internacional da WorldSkills, na cidade de Lyon. Considerada a maior competição de educação profissional do mundo, o evento reúne 67 países e mais de 1.600 competidores, sendo Vanessa uma das participantes que competirão na categoria Recepção de Hotel.

Vanessa foi selecionada para integrar o Time Brasil após conquistar a medalha de ouro nas Competições Senac de Educação Profissional em 2023. Desde então, ela passou o ano de 2024 em uma rotina intensa de treinamentos, com o apoio de instrutores dedicados do Senac RJ, preparando-se para o grande evento.

Vanessa garantiu sua vaga no Time Brasil ao vencer a medalha de ouro nas Competições Senac de Educação Profissional realizadas em 2023 (foto: divulgação)

“Até ontem parece que faltava muito tempo, mas agora já estamos às vésperas da competição. É um misto de emoções e minha expectativa é muito grande. A jornada até aqui foi muito desafiadora. Foi muito estudo, treinamentos muito intensos e estou muito ansiosa para representar o Brasil, mostrar o quanto eu aprendi e evoluí desde a última competição. Além disso, é uma oportunidade única para eu trocar experiências com profissionais de vários países, aprender novas técnicas, competir com os melhores do mundo. A energia está muito boa na delegação do Senac RJ e brasileira. Estou muito feliz e pronta para aproveitar todas as oportunidades e cada momento da competição”, afirma a competidora Vanessa Coelho.

Circuito Competições

Durante o treinamento para a WorldSkills, os competidores realizam práticas profissionais com atuações cronometradas e contam com o suporte de profissionais experientes em suas áreas. Esses especialistas compartilham as melhores práticas do mercado, além de inovações técnicas e tecnológicas. O processo exige o uso de diversos recursos e o desenvolvimento de novos métodos no Senac RJ.

O objetivo do Senac RJ é que a participação nas competições vá além da busca por medalhas. Para isso, a instituição criou o programa Circuito, que garante a disseminação do aprendizado e das novas práticas adquiridas nas competições, perpetuando o legado para todos os envolvidos. Ex-competidores e medalhistas continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento de novos competidores quanto como instrutores, compartilhando suas experiências e inspirando novos alunos a se aprimorarem.