BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,41

Porto de Galinhas (PE) ganha Centro de Inteligência Turí­stica

A Secretaria de Turismo de Ipojuca, em parceria com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (CVB) e o Sebrae/PE, lançou o Centro de Inteligência Turística de Ipojuca (CIT), uma ferramenta estratégica que visa monitorar, analisar e compartilhar dados relevantes do setor de turismo. O projeto foi apresentado na terça-feira (17) durante o “1° Encontro Turismo em Debate”, realizado no Hotel Village Porto de Galinhas.

O CIT foi desenvolvido com o objetivo de apoiar o trade turístico local na tomada de decisões, possibilitando a divulgação e promoção do destino Porto de Galinhas e identificando novas oportunidades de mercado. A partir de 1º de outubro de 2024, os dados estarão disponíveis no site oficial, oferecendo acesso a informações sobre ocupação hoteleira, comportamento dos turistas, sazonalidade, conexões aéreas, além de indicadores demográficos e econômicos de Ipojuca.

Para Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB, a iniciativa é essencial para guiar as ações planejadas pelas instituições em prol do turismo local e atrair novos investimentos. “A criação do Centro de Inteligência Turística para Porto de Galinhas e região é de suma importância para nortear as ações planejadas pela AHPG e Convention em prol do turismo do nosso balneário”, afirmou.

Entre os dados disponibilizados pelo CIT estão: taxa de ocupação hoteleira, comportamento do turista, conexões aéreas para o Aeroporto Internacional do Recife, e informações demográficas e econômicas do município de Ipojuca, como a receita gerada pelo turismo, número de empresas atuantes no setor, e infraestrutura disponível.

Segundo André Reis, Secretário de Turismo de Ipojuca, o CIT foi criado para fornecer informações atualizadas e relevantes que promovam o crescimento econômico e social da região. “Com o CIT, nosso objetivo é auxiliar o trade turístico na divulgação e promoção de Porto de Galinhas, além de identificar novas oportunidades de mercado para Ipojuca”, explicou.

O Sebrae Pernambuco, por meio de sua unidade de Políticas Públicas, também desempenhou um papel importante no desenvolvimento da Central de Inteligência e no Plano Municipal de Turismo de Ipojuca. Kátia Georgina, analista do Sebrae/PE, destacou que a iniciativa contribui para o fortalecimento do turismo no Litoral Sul, promovendo o desenvolvimento territorial. “Com a Central de Inteligência e o Plano Municipal do turismo, vamos entregar ações estruturadoras para a tomada de decisões dos atores deste segmento”, destacou a analista.

É importante dizer que todas as informações disponibilizadas no CIT são extraídas de fontes confiáveis, como IBGE, Caged, ABIH, Aena, Empetur e pesquisas realizadas em Ipojuca e pelo Porto de Galinhas CVB.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

Após atolamentos, Fernando de Noronha tem...

Azul já altera voos; Gol e Latam ainda avaliam mudanças após incidentes com aeronaves no pátio

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS