A Delta Airlines e o Minnesota Saf Hub anunciaram um marco importante: a construção de uma instalação para a mistura de Combustível de Aviação Sustentável (Saf) em Rosemount, Minnesota. Com previsão de conclusão em 2025, a planta terá capacidade para misturar até 30 milhões de galões na refinaria Pine Bend, que abastecerá o Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP), um dos principais hubs da Delta.

Esse projeto representa um grande passo para o setor de aviação nos EUA, sendo apenas a terceira estrutura do tipo no país. O Saf, um combustível alternativo com potencial para reduzir as emissões de carbono em até 80%, é considerado a solução mais imediata para descarbonizar a aviação no curto prazo.

Peter Carter, vice-presidente executivo de Assuntos Externos da Delta, ressaltou a importância da iniciativa: “Embora a Delta tenha se comprometido a comprar milhões de galões de Saf, a produção atual não é suficiente para abastecer as companhias aéreas comerciais do mundo durante uma única semana. É por isso que esta instalação de mistura é tão importante.”

A nova planta será capaz de integrar o Saf ao combustível convencional, facilitando a distribuição eficiente para o MSP por meio de oleodutos existentes. Além disso, a Delta se une a grandes parceiros como o Bank of America e a Ecolab no “Consórcio de Demanda”, uma iniciativa que visa garantir a compra e a produção contínua de Saf, reduzindo custos e impulsionando a competitividade do combustível no mercado.

Com o apoio de um financiamento de US$ 16,8 milhões da Administração Federal de Aviação (FAA), Minnesota se destaca como pioneiro na produção e fornecimento de Saf, graças à sua longa tradição em biocombustíveis. O estado investe, ainda, em pesquisas de novas culturas agrícolas, como a semente de camelina de inverno, para expandir as matérias-primas destinadas à produção de Saf.