A Europa adiou, novamente, o lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias), que deveria acontecer em 2024. Agora, a nova previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2025, devendo acontecer por volta de maio. O adiamento do visto europeu se deve a um atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida que visa reforçar a segurança nas fronteiras da União Europeia, segundo informações do portal Travel Agent Central.

“Inicialmente esperávamos que o sistema se tornasse operacional até ao final deste ano ou, no máximo, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do Etias foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”, disse um oficial da União Europeia.

Entenda o Etias

A permissão eletrônica será exigida a todos viajantes que pretendem visitar os países pertencentes ao Espaço Schengen, que abrange 27 países europeus, assim como a Romênia, Bulgária, Chipre, Mônaco, San Marino e o Vaticano. A medida afetará cerca de 60 países que, hoje, tem acesso aos países pertencentes ao Espaço Schengen sem a exigência de visto, como é o caso do Brasil.

Essa medida tem como objetivo aprimorar os procedimentos de segurança e controle de imigração, proporcionando uma experiência regulamentada e segura para os turistas e os países que os recebem.

Todo o processo de solicitação do Etias será realizado de forma on-line e irá custar 7€, o equivalente a cerca de 37 reais. Vale ressaltar que o Etias é uma concessão dada aos turistas provenientes de nações que não necessitam de visto para entrar na Europa. Essa permissão é específica para fins turísticos, viagens de negócios ou trânsito, com duração de até 90 dias. A autorização terá validade de três anos. O Brasilturis listou os países que precisarão apresentar o Etias para entrar na Europa, clique aqui e confira a matéria.