BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,54

Latam adota tecnologia inspirada na pele de tubarão para reduzir emissíµes de COâ‚‚

O Grupo Latam Airlines anunciou um avanço significativo em sua estratégia de sustentabilidade com a adoção da tecnologia AeroSHARK, inspirada na pele de tubarão. Desenvolvida pela Lufthansa Technik em parceria com a BASF, a inovação envolve a aplicação de um revestimento com milhões de microescamas que reduz a fricção da fuselagem e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões de CO₂.

A Latam se tornou a primeira companhia aérea nas Américas e a terceira no mundo a adotar a tecnologia. Já em testes desde dezembro de 2023, o AeroSHARK foi instalado em um Boeing 777-300ER em São Paulo. Com os resultados promissores, a Latam agora se prepara para equipar mais quatro aeronaves com o revestimento.

Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do Grupo Latam Airlines, destacou a importância do projeto para os objetivos ambientais da empresa. “Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais”, afirmou.

Entenda como funciona o AeroSHARK

O AeroSHARK imita a estrutura da pele de tubarão, reduzindo a resistência do ar ao ser aplicado na fuselagem e nas naceles dos motores das aeronaves. Essa tecnologia biométrica, com microescamas de aproximadamente 50 micrômetros, diminui o atrito com o ar, levando a uma economia de até 1% no consumo de combustível.

Para a frota de Boeing 777-300ER da Latam , espera-se uma economia anual de cerca de 2.000 toneladas de querosene e uma redução de 6.000 toneladas de CO₂, o equivalente a aproximadamente 28 voos de São Paulo a Miami.

Robin Johansson, diretor Sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik, celebrou a parceria e os resultados alcançados. “A decisão do grupo Latam confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO₂”, declarou.

O investimento no AeroSHARK faz parte de uma estratégia mais ampla da Latam para descarbonizar suas operações. Além de adotar tecnologias inovadoras, o grupo também busca aumentar a eficiência operacional, compensar emissões e promover o uso de combustíveis sustentáveis (SAF), reforçando seu compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Lançamento do Sapori Ticino reúne operadores...

Consulado da Suíça promove noite de celebração com o trade e apresenta Brasil como país convidado do festival gastronômico de 2025

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Brasil em alta na Suíça: turismo...

Fabien Clerc, diretor da Suíça para o Brasil, fala ao Brasilturis sobre o aumento de turistas brasileiros, estratégias sustentáveis e novos atrativos como o enoturismo

Após pedido dos EUA, veja destinos...

Recomendações de imunização variam entre países e exigem planejamento; febre amarela, sarampo e poliomielite lideram lista de exigências

Sea Life Florida: conheça o primeiro...

O Sea Life Florida, primeiro parque temático subaquático do mundo, foi inaugurado no Legoland Florida Resort e oferece experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS