Nesta terça-feira, 22 de outubro, Campinas recebe a segunda edição do Road60 SP, uma série de capacitações itinerantes promovidas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a editora Melhor Viagem 60. O objetivo do evento é fornecer treinamentos aos agentes de viagem e profissionais do setor para melhor compreenderem o perfil do turista sênior, um público que cresce em relevância no cenário turístico nacional.

A primeira edição, realizada no Guarujá, destacou a diversidade de interesses dos turistas com mais de 60 anos, que vão desde o turismo de natureza até o religioso. Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), esse público se diferencia por uma maior independência financeira, com uma média de gastos 25% superior em comparação a outras faixas etárias. “Continuamos com a missão de capacitar os profissionais sobre o público sênior e tudo o que os destinos paulistas têm a oferecer para eles”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Os turistas maduros frequentemente viajam acompanhados de filhos e netos, buscando destinos inclusivos que atendam todas as gerações, como as cidades de Socorro e Holambra. Para atender essa demanda crescente, a Setur-SP lançou recentemente o Guia Turismo da Maturidade, que apresenta 70 destinos inclusivos voltados para o público sênior.

O Road60 SP passará ainda por outras quatro cidades, capacitando cerca de 120 profissionais em cada município. Até o momento, os próximos eventos estão agendados para São José dos Campos (30 de outubro), Ribeirão Preto (19 de novembro), Bauru (27 de novembro) e Araçatuba (28 de novembro).

Durante a programação em Campinas, especialistas como o jornalista Irineu Ramos e o consultor de marketing digital Thiago Akira compartilharão suas experiências sobre como atrair e atender esse público. Além disso, os participantes terão acesso a um workshop de destinos e um coquetel para networking.