Curitiba, capital do Paraná, foi incluída entre os destinos de tendências de viagem no Best in Travel 2025 da Lonely Planet, um dos guias de turismo mais tradicionais do mundo. A cidade é a única representante brasileira no ranking, que lista 30 cidades ao redor do globo. A premiação ocorrerá durante a World Travel Market (WTM) 2025, entre os dias 5 e 7 de novembro, em Londres, Inglaterra. Recentemente, Curitiba também foi destacada pela Booking.com como um dos destinos para Halloween.

O Paraná foi o quarto estado que mais recebeu turistas internacionais entre janeiro e setembro de 2024, com 675,1 mil visitantes, segundo o Portal de Dados da Embratur. O estado também lidera o índice de entrada de turistas estrangeiros por via terrestre, com 644,9 mil entradas no mesmo período, principalmente de visitantes da América do Sul. Aerolineas Argentinas, Latam e Azul são as companhias aéreas que oferecem voos internacionais no estado.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a inclusão de Curitiba no ranking reflete o investimento no turismo local. “O turismo representa 8% do PIB brasileiro, movimenta a economia e gera emprego e renda. Curitiba e o Paraná investem em transporte, rede hoteleira e atrações como turismo de natureza, ecoturismo e enoturismo”, afirma.

Destaques de Curitiba

A Lonely Planet destacou Curitiba pela beleza natural e arquitetônica, apontando três atrativos principais: a exposição sobre Oscar Niemeyer no Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico e o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, cidade a 70 km de distância.

“Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações de projeção internacional da cidade, baseada em inovação e inteligência”, celebra Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. “Ela também destacou que a cidade combina atrativos únicos: “Curitiba se destaca por soluções urbanas inovadoras, qualidade de vida, e uma vasta oferta de espaços culturais. Nosso compromisso com a sustentabilidade nos coloca entre as cidades mais verdes do mundo”, conclui.

Para conferir a lista dos 30 melhores destinos da Lonely Planet, clique neste link.