BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

MTur lança portaria para apoiar empresas afetadas por queimadas

O Ministério do Turismo publicou, no último dia 25, a Portaria MTur nº 45, que estabelece medidas emergenciais de financiamento para apoiar empresas e prestadores de serviços turísticos impactados pelos incêndios florestais no Brasil. A ação, promovida por meio do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur), visa conceder condições especiais de crédito aos empreendimentos afetados, facilitando o acesso ao financiamento para mitigar os prejuízos financeiros causados pelas queimadas.

De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, o objetivo é assegurar a continuidade das atividades turísticas e preservar os empregos locais nas regiões atingidas.

“São recursos e excelentes prazos que ajudam a preservar os negócios e empregos locais e também contribuem para a recuperação das regiões impactadas, oferecendo condições especiais para que esses empreendimentos possam superar os danos causados pelas queimadas”, afirmou o ministro.

A portaria do MTur oferece a possibilidade de prazos estendidos para pagamento, incluindo carência de até 12 meses e suspensão temporária da amortização dos financiamentos. Para solicitar o benefício, é necessário que os empreendimentos estejam registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e localizados em áreas declaradas em estado de emergência ou calamidade pública.

Linha de financiamento segue modelo adotado em situações de enchentes

A estratégia do Ministério do Turismo já foi utilizada para atender empresas impactadas por catástrofes ambientais. Em maio deste ano, após enchentes no Rio Grande do Sul, o MTur disponibilizou R$ 200 milhões pelo Novo Fungetur, destinados a conceder financiamentos em condições facilitadas para as atividades turísticas afetadas. A nova portaria segue essa linha, reforçando o compromisso do governo em auxiliar o trade turístico brasileiro em contextos de emergência ambiental.

A linha de financiamento emergencial surge como alternativa para empreendedores que buscam preservar seus negócios e retomar as atividades após os danos causados pelos incêndios florestais. Com os novos prazos e condições de pagamento, a expectativa é que o setor turístico consiga se recuperar e manter sua importância econômica nas regiões afetadas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS