O ano de 2024 não foi fácil para o Skyglass Canela (RS). Durante o 36º Festuris, festival de Turismo de Gramado (RS), que ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro, Alex Bonareti, diretor do parque, destacou os principais desafios enfrentados durante a tragédia que ocorreu mais cedo neste ano no Rio Grande do Sul. Mesmo face os desafios da recuperação, o empreendimento está empenhado em colocar em prática novos projetos ambiciosos, com previsão para serem lançados em 2025.

Bonareti conta que a temporada foi marcada por desafios significativos, especialmente devido ao desastre climático que afetou toda a região e impactou fortemente o turismo local.  “Esse ano foi um ano difícil para todos. Tivemos um incidente de grandes proporções que não foi fácil de superar. A falta de público e a queda nas contratações afetaram toda a hotelaria e os parques”, afirmou Bonareti, referindo-se às consequências da chuva e das enchentes que atingiram a Serra Gaúcha.

Apesar do impacto inicial, que incluiu o fechamento do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, o diretor acredita que a situação deve melhorar gradualmente. “A expectativa de retomada com a reabertura do aeroporto em 21 de outubro era grande, mas a comunicação da reabertura foi tardia, o que gerou certa morosidade na recuperação. A falta de divulgação prévia sobre a reabertura dificultou a decisão de muitos turistas”, pontua.

De acordo com Bonareti, a recuperação dos números de visitantes foi gradual, mas está em andamento. “Os números começaram a melhorar a partir do dia 24 de outubro, e a taxa de ocupação da hotelaria na região de Gramado e Canela passou de 40% para 60%, o que, embora abaixo do ano passado, já é um avanço significativo”, explica.

Bonareti também mencionou o apoio de algumas iniciativas governamentais e do setor privado para alavancar o turismo na região, mas enfatizou a necessidade de mais colaboração. “Gramado e Canela precisam de mais apoio de governos estaduais e federais, além da parceria com as operadoras de turismo. A união de todos esses entes é crucial para a retomada mais sólida do Turismo na região”, afirma.

Novidades

Inovações são fundamentais para a estratégia do Skyglass Canela, que se destaca como uma das principais atrações da Serra Gaúcha, sendo a única plataforma de vidro do tipo no mundo com uma extensão superior a 35 metros em balanço. Para 2025, o parque tem planos de expandir suas atrações, com foco em equipamentos mais radicais e indoor.

“Estamos buscando trazer tecnologias e inovações de ponta para o nosso público. Em janeiro, nosso grupo de investidores irá à feira internacional em Orlando para avaliar novas opções para o parque”, revelou Bonareti. Ele ainda mencionou a expectativa de introduzir mais atrações que possam ser aproveitadas mesmo em dias de chuva, garantindo a operação ininterrupta do parque, além de brinquedos mais radicais.

O Skyglass Canela também aposta em um crescimento gradual no próximo ano, com a esperança de que o fluxo de turistas aumente à medida que as condições econômicas se estabilizem. “Acreditamos que o segundo semestre de 2025 será mais favorável, especialmente devido à alta no dólar, o que pode atrair turistas internos para a região. A demanda por turismo nacional tende a crescer, e a Serra Gaúcha estará preparada para atender a esse aumento”, concluiu Bonareti.