BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Entidades se opíµem ao aumento do ICMS no RN e propíµem pacto

As principais entidades representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte – incluindo Fecomércio RN, FIERN, Faern, Facern, FCDL e CDL Natal – manifestaram-se nesta quarta-feira (6) contra o Projeto de Lei que propõe um aumento da alíquota modal do ICMS de 18% para 20%, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do estado. Em nota conjunta, as entidades argumentam que o reajuste impactaria negativamente a economia e agravaria a carga tributária, especialmente para a população mais vulnerável.

O posicionamento das federações baseia-se na análise dos resultados recentes de arrecadação e desempenho econômico do estado. Segundo as entidades, enquanto as despesas governamentais cresceram em 2024, o projeto de aumento do ICMS não prevê medidas efetivas de contenção de gastos, o que reforça a oposição ao ajuste. “Este é um posicionamento em defesa de toda a sociedade norte-rio-grandense, sobretudo aqueles mais pobres, que são os maiores impactados pelo aumento da carga tributária”, ressaltam as entidades na nota.

Com o objetivo de estabelecer um caminho sustentável para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, as federações sugerem a abertura de um debate amplo e estruturado sobre o equilíbrio fiscal do estado. Elas propõem um pacto entre os poderes e demais instâncias da sociedade, para que seja possível repactuar o estado de maneira a contemplar planejamento e medidas eficazes em várias áreas.

As entidades defendem a criação de uma agenda conjunta, pautada pelo Plano de Equilíbrio Fiscal, que evite a penalização da população e fomente a entrada de novos investimentos. “É unânime o entendimento de que não existe ajuste financeiro eficaz e duradouro sem uma real revisão das despesas”, conclui o comunicado.

Assinam a nota a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

EUA criam taxa extra de US$...

Nova cobrança eleva o custo total para US$ 435; medida ainda não tem data definida para entrar em vigor, mas já preocupa viajantes e o setor de turismo internacional

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Curitiba receberá primeiro espetáculo natalino da...

Atração inédita integrará a maior programação de Natal do país e terá apresentações no Parque Barigui em dezembro

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS