A Teresa Perez concluiu a FAM Trip organizada para o Japão e a Coreia do Sul, em expedição que reuniu cinco agências parceiras em uma jornada de 12 dias pelos destinos, considerados tendências entre viajantes de alto padrão. Vale dizer que a Teresa Perez, em parceria com a Silversea, apresentou novos roteiros de navegação na Ásia recentemente.
No Japão, a programação começou pela capital, Tóquio, onde o grupo permaneceu por cinco noites. Segundo Renata Yano, diretora de atendimento da Teresa Perez, o país oriental é rico em experiências e programas marcantes. Além disso, a visita ao destino marcou uma oportunidade ímpar para manter um relacionamento próximo aos hotéis parceiros, o que é visto como um dos maiores diferenciais da empresa.
“Quando falamos de Japão, falamos de um destino que é sonho de muita gente. Uma viagem como essa mostra um pouco do que sempre idealizamos conhecer, ao mesmo tempo em que nos apresenta as melhores opções de logística, a hotelaria, as diferenças culturais e os programas que são verdadeiramente imperdíveis”, comenta Yano.
Entre os lugares visitados pelo fam trip da TEresa Perez, destacam-se aqueles que ganharam notoriedade através do cinema japonês ou que simbolizam o Japão. Um dos primeiros foi Shibuya, famoso por ser o maior cruzamento de pedestres do mundo e pela icônica estátua do cão Akita, eternizada no filme Sempre ao Seu Lado. Ainda em Tóquio, o grupo explorou os subúrbios onde estão localizadas as pequenas casas que serviram de cenário para o filme Dias Perfeitos, do diretor Wim Wenders.
“Essa foi uma das experiências mais marcantes da viagem. Aproveitamos um tempo livre e fomos a um bairro mais afastado visitar as locações do filme. Essa é uma característica incrível de Tóquio: os atrativos estão em toda parte, não só no centro, e eles podem ser visitados com total tranquilidade e segurança”, relembra Yano.
Outro destaque da capital japonesa foi a experiência no mercado de peixes, onde os viajantes escolheram as peças frescas que seriam utilizadas no preparo de sushi pelo chef Otemachi. Em seguida, participaram de uma aula privativa de preparação de sushi no renomado restaurante Imayoshi, um dos programas mais apreciados e elogiados pelos viajantes.
Nos últimos dias na cidade, as agências participaram de uma aula de cerâmica com o artista Taku Nakano. No mesmo dia, visitaram o Palácio Imperial, residência oficial do Imperador do Japão, cercado por belos jardins e elementos históricos, como a ponte Nijubashi e o portão Sakurada-mon.
De Tóquio, uma viagem de trem-bala levou todas a Kyoto, onde visitaram uma das fábricas de saquê mais antigas do país, fundada em 1675. A degustação da bebida e a apresentação da fábrica ficaram a cargo do próprio mestre Tokubei Masuda: “A parte gastronômica dos dois países é um capítulo à parte. Um dos melhores momentos da jornada, sem dúvida, especialmente porque não estamos restritos apenas aos pratos mais conhecidos no Brasil. Foi excelente experimentar pratos autenticamente japoneses e coreanos, além de degustar as bebidas típicas, que são completamente diferentes”, comenta Yano.
No segundo dia, a programação seguiu para o distrito de Gion, famoso pelas gueixas. Logo depois, o grupo participou da cerimônia do chá, que ocorreu no Templo Kodaji, um dos mais belos e históricos templos budistas do país.
De uma das maiores cidades japonesas, a jornada seguiu para Seul, capital da Coreia do Sul. No primeiro dia, o grupo teve uma imersão na cultura local, que incluiu uma visita ao Palácio Gyeongbok. Durante a experiência, os participantes vestiram o hanbok, tradicional traje coreano, no mais icônico palácio da cidade.
Ainda no mesmo dia, o grupo visitou Insadong, localizado no coração da cidade e reconhecido pela exibição de valiosos produtos tradicionais. Em meio às ruelas, encontram-se restaurantes tradicionais, casas de chá e cafés, além de cerca de 100 galerias que oferecem exemplos da arte fina tradicional coreana, desde pinturas até esculturas. A programação incluiu também uma visita ao Templo Jogyesa, centro do budismo coreano. Construído no final do século XIV, durante o período Goryeo, o local foi destruído por um incêndio e reconstruído em 1910 como Templo Gakwangsa, graças aos esforços de monges renomados como Han Yong-un e Lee Hee-gwang.
No último dia de atividades, uma visita à aldeia coreana em Yongin, o local que recriou o passado por meio da restauração de casas da dinastia Joseon. Por lá, as apresentações incluíram nongak (música dos agricultores) e artes marciais à cavalo. Após o almoço, o passeio seguiu para a Fortaleza de Hwaseong, que desde 1997 é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, e foi construída para proteger a cidade.
Os hotéis visitados durante a viagem da Teresa Perez foram o The Tokyo Edition, Ginza; The Ritz-Carlton, Tokyo; Mandarin Oriental Tokyo; The Ritz-Carlton, Kyoto; The MITSUI Kyoto e o Four Seasons Hotel Seoul, além da inspeção no Janu Tokyo, The Peninsula Tokyo e o Bvlgari Hotel Tokyo. As agências participantes foram Diferencial Turismo, NomadRoots Viagem e Conhecimento, Embarque With Us, Paulalie Viagens Exclusivas, TA Travel.
Agenda