BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Turismo nacional em debate no Summit Visit Pernambuco

Porto de Galinhas (PE) – No segundo dia de programação do Summit Visit Pernambuco, parte integrante do Visit Pernambuco Travel Show, evento que fomenta o setor turístico de Porto de Galinhas e região, o painel sobre o Cenário do Turismo Nacional, moderado por Lúcio Oliveira, trouxe insights valiosos sobre os desafios e estratégias do setor.

Com a participação de importantes representantes do mercado de turismo, como Rodrigo Galvão, da CVC Corp; Giulliana Mesquita, da Azul Viagens; Renato Kido, da ViagensPromo; e Marcus Simões, da HotelBeds, o debate abordou, principalmente, o mercado nacional e as tendências para o futuro próximo, com foco nas necessidades de adaptação às novas demandas dos consumidores e o papel essencial da tecnologia na distribuição.

A fala de Giulliana Mesquita, da Azul Viagens, destacou a importância da adaptação ao atual cenário. “Estamos tentando aumentar tanto a quantidade de passageiros quanto a frequência de voos”, comentou. Segundo ela, o mercado brasileiro ainda enfrenta desafios, especialmente no que se refere à oferta de aeronaves e à necessidade de adaptação à crescente demanda. “A oferta de assentos no Brasil ainda é menor do que a demanda que temos”, afirmou durante sua participação no Visit Summit Pernambuco. Ela também falou sobre a importância da capacitação dos agentes de viagens, já que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes.

Giulliana também sublinhou os esforços para reduzir a sazonalidade nas viagens, garantindo mais viagens ao longo do ano e permitindo maior rentabilidade. Além disso, a Azul Viagens está investindo em capacitações para os agentes de viagens e em tecnologia para melhorar a experiência tanto de profissionais do setor quanto de consumidores.

Rodrigo Galvão, da CVC Corp, trouxe um ponto relevante sobre a mudança no comportamento de consumo. Ele destacou a necessidade de se reinventar e diversificar canais de distribuição. “Hoje não basta apenas um anúncio na TV Globo para alcançar o cliente”, comentou, ressaltando que o mercado exige novos caminhos para atingir o consumidor. Rodrigo também destacou como as novas formas de pagamento, como pix e o uso de FGTS, têm sido estratégias eficazes para atrair um público diversificado.

Ele ainda falou sobre a importância de entender que a competição não deve ser vista de forma isolada. “Nós não somos concorrentes, nós somos parceiros”, afirmou. Galvão acredita que a colaboração entre empresas e a inovação constante são fundamentais para o sucesso no mercado atual.

A transformação no mercado

Renato Kido, da ViagensPromo, abordou a transformação no mercado de turismo durante o Summit Visit . Ele falou sobre a crescente complexidade e a necessidade de evolução no setor. “O mercado está cada vez mais difícil de se trabalhar, mas também tem muito a crescer”, disse. Renato mencionou a importância de se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor, especialmente com a nova geração de viajantes, que busca mais autonomia e acesso direto a informações.

Ele também comentou sobre a relevância das plataformas de vendas online e a necessidade de evoluir em termos de marketing e investimento. “O turismo nunca vai deixar de existir, mas precisamos adaptar nossos processos e formas de trabalho para acompanhar as mudanças”, concluiu, provocando ainda o público a pensarem um turismo de forma coletiva.

Marcus Simões, da HotelBeds, trouxe dados impressionantes sobre a crescente importância da tecnologia na distribuição. “Hoje, transitar 5,6 bilhões de buscas por dia no nosso site é uma realidade”, afirmou, destacando que a quantidade de dados disponíveis e o aumento de buscas por destinos está crescendo a um ritmo acelerado. Segundo Simões, a busca por informações é intensa, com cerca de 45 mil buscas por segundo, o que reflete a importância de se posicionar de maneira eficaz no ambiente digital.

Ele também falou sobre a tendência de crescimento no Nordeste, mencionando que Porto de Galinhas, por exemplo, se consolidou como um destino importante tanto para o mercado doméstico quanto internacional. “Estamos vendo um crescimento de 30% a 40% no setor, o que é muito positivo para o turismo brasileiro”, afirmou Simões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Jayme Bernardo assina interiores do The...

Novo hotel da Rede Deville aposta em design contemporâneo, biofilia e peças autorais para unir bem-estar e identidade local

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS