Após retomar a presença na maior feira de turismo de luxo do mundo em 2023, o Brasil volta este ano à ILTM, em Cannes, na França, com o dobro de coexpositores e a crescente oferta de produtos e serviços turísticos de luxo. O estande do Brasil contará com uma rede de negócios com experiências exclusivas e sofisticadas, reforçando a diversidade cultural e natural de seis biomas, que iniciou nesta segunda-feira (2) e vai até quinta (5). A iniciativa é uma parceria entre a Agência e o Sebrae.

No ano passado, quando o Brasil retomou a participação no evento de turismo de luxo, o estande contou com a presença de oito coexpositores. Nesta edição da ILTM Cannes, a Embratur levará 14 participantes, sendo sete operadores, três destinos e quatro empreendimentos hoteleiros, além de toda a expertise da Agência.

Além disso, a presença na feira reforça a parceria da agência com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), única associação de turismo de luxo do país. A BLTA conta com um grupo exclusivo de associados em cerca de 32 destinos no Brasil, com um vasto portfólio de viagens autênticas e sustentáveis.

A ILTM é uma feira de alcance global direcionada para a geração de negócios no mercado de viagens de luxo, sendo que 71% dos compradores são tomadores de decisão final. A edição de 2024 contará com 2,1 mil expositores de 83 países, além de 9 mil participantes confirmados. Cerca de 82 mil reuniões estão pré-agendadas, garantindo oportunidades para a geração de novos negócios no evento.

Destinos autênticos

Todo o trade brasileiro presente na feira apresentará destinos formatados para o nicho de luxo, estreitando relações com o mercado global do segmento. O Brasil apresentará aos compradores produtos hoteleiros de excelência e um cardápio de rotas, destinos e vivências nos biomas nacionais que amplificam as oportunidades de negócios.

Um deles é o  Pantanal, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e que ajudou o Brasil a ficar em segundo lugar, em 2023, na categoria “Destino de Natureza e Vida Selvagem”, no prêmio Wanderlust Reader Travel Awards.

Os destaques no estande do Brasil na ILTM passam, também, pelas praias paradisíacas de Trancoso e Itacaré, na Bahia, citadas na  renomada publicação do turismo Condé Nast Traveler como melhores lugares para visitar em 2025, e pelo Rio de Janeiro (RJ), Patrimônio Mundial pela sua Paisagem Cultural Urbana pela Unesco e que, este ano, conquistou o terceiro lugar na categoria “Cidade Mais Desejável” pela Wanderlust.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo de luxo é um dos pilares na estratégia de promoção do Brasil para 2025. “O Brasil vem se consolidando como um destino globalmente desejado no segmento de luxo. Nosso objetivo é mostrar a esse público altamente qualificado que o nosso país não só oferece paisagens deslumbrantes, mas também serviços de excelência e experiências que unem sofisticação, autenticidade e inovação, com um olhar atento para a sustentabilidade e a valorização das nossas raízes culturais”, diz.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, também destaca a importância da participação no evento, a fim de promover os nossos destinos. “O Brasil é o único que tem seis biomas no mundo, isso é representativo para o mundo. Tivemos também o melhor mês de outubro da história, no setor aéreo. Houve um aumento de 6,5% em relação ao ano passado, o que representa cerca de 8,3 milhões de passageiros voando pelo Brasil, no período. A nossa criatividade e nossa cultura são essenciais para este fluxo, pois gera oportunidades, empregos e inclusão. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. O empreendedorismo atua em conjunto em todos os segmentos do Turismo”, mencionou.

Aumento de gastos de turistas internacionais
O Brasil registrou a entrada de US$ 6,005 bilhões (R$ 34,9 bilhões) com gastos de turistas estrangeiros nos primeiros dez meses de 2024. De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central no último dia 25, o valor acumulado no ano representa crescimento de 5,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados US$ 5,670 bilhões.

Brasil – Europa
A Europa é um mercado estratégico para o turismo brasileiro. Mais de 1,2 milhão de turistas europeus desembarcaram no Brasil entre janeiro e outubro de 2024, um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado (927,3 mil viajantes). Portugal, França, Alemanha, Itália e Reino Unido são os destinos que mais enviaram turistas para conhecer as belezas e a diversidade cultural brasileira.

O aumento da conectividade é uma das estratégias prioritárias para expandir novos negócios e aumentar o fluxo de turistas internacionais para o Brasil. Além das rotas diretas já existentes entre São Paulo e Rio de Janeiro e as principais capitais europeias, como Londres, Paris, Lisboa, Roma e Madrid, as companhias aéreas estão ampliando a oferta de conexões.

Em outubro, Paris ganhou uma nova rota de conexão direta com um dos principais destinos brasileiros, Salvador (BA). Quem sai de Lisboa (Portugal) também tem mais uma opção para desembarcar em Belém (PA), cidade-sede da COP 30, e em Manaus (AM), uma das portas de entrada para viver experiências magníficas na Amazônia brasileira.

2025: Ano do Brasil na França e da França no Brasil
O próximo ano será de celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Entre abril e dezembro, o evento terá duração, em cada um dos países, de quatro meses, proporcionando oportunidades em áreas como negócios, turismo, educação e cultura.

Além das iniciativas de cooperação acadêmica, científica, tecnológica, educativa e ambiental, os países irão promover diversas atividades que destacam a riqueza e diversidade das suas culturas.