A Latam encerra 2024 com um aumento significativo na sua frota brasileira, que passou a contar com 163 aeronaves, um crescimento de 13% em dois anos. Desde janeiro de 2023, a companhia recebeu 25 novas aeronaves direto de fábrica, todas da família Airbus A320neo, reconhecida por sua eficiência de até 20% no consumo de combustível e na redução de emissões de CO2 em relação aos modelos anteriores.

“Atualmente, nenhuma companhia aérea investe mais no crescimento da aviação brasileira do que a Latam. A verdade é que, em um cenário mundial de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar de forma eficiente a nossa frota e garantindo que mais brasileiros possam voar”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Expansão e eficiência

Com a adição de 19 aeronaves entre entregas e devoluções desde dezembro de 2022, a Latam aumentou sua capacidade em 1,6 milhão de assentos no País. Dentre os modelos recebidos em 2024 estão sete A321neo e três A320neo, somados a outras 15 aeronaves entregues no ano anterior.

O Airbus A320neo, com capacidade para 180 passageiros, é 15% mais eficiente em combustível em voos de curta duração, podendo alcançar 20% em voos mais longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.

O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.

Liderança de mercado

A Latam opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 52 destinos domésticos e 90 internacionais. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil. A companhia lidera o mercado doméstico desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação (RPK) no terceiro trimestre de 2024.

No mercado internacional, a LATAM consolidou sua posição como a principal companhia aérea conectando o Brasil ao mundo, inaugurando rotas como Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

Para 2025, a empresa projeta um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos, reforçando sua liderança e compromisso com a expansão no mercado brasileiro.