O Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com a Unesco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou um edital que busca estruturar serviços de apoio à visitação nas Florestas Nacionais de Ipanema, em São Paulo, e de Passa Quatro, em Minas Gerais. O objetivo é fortalecer o ecoturismo, aliando a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico local.

Empresas interessadas podem submeter suas propostas até 13 de janeiro de 2025, por meio da plataforma de licitações da Unesco. O edital abrange a realização de estudos técnicos e comerciais, avaliação da demanda por serviços de apoio à visitação e a criação de projetos de engenharia e arquitetura para implementação de infraestruturas. Além disso, prevê análises de viabilidade econômica e financeira, bem como a proposta de instrumentos de permissão para serviços identificados.

“O turismo sustentável é uma das ferramentas mais poderosas para proteger nosso patrimônio natural e cultural, enquanto gera impacto positivo na economia local”, afirmou Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo.

A iniciativa busca destacar o potencial do Brasil no ecoturismo, permitindo que as áreas de conservação se tornem polos de desenvolvimento turístico responsável. Com projetos que conciliem lazer e preservação, a proposta pretende atrair visitantes, oferecendo experiências únicas e valorizando as riquezas naturais do país.

Este edital representa um marco na promoção do turismo sustentável, seguindo as diretrizes do Celso Sabino, ministro do Turismo, de alavancar o setor como motor econômico e ambiental.