A Accor firmou uma parceria pioneira de três anos com o World Monuments Fund (WMF) para proteger o patrimônio cultural e fortalecer as comunidades locais. A Accor trabalhará com a WMF para compartilhar sua experiência, recursos e presença global em projetos que melhorem os destinos, conectem-se às comunidades e apoiem sua restauração a longo prazo.
O setor de viagens e turismo desempenha um papel fundamental na economia global, representando até 10% do PIB global, e até 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países, além de ser responsável por cerca de 10% dos empregos gerados em todo o mundo. Ao mesmo tempo, as consequências da mudança climática e o impacto do turismo excessivo têm afetado tesouros históricos e culturais locais. Tanto a Accor como a WMF se dedicam a desenvolver e promover soluções de viagem que contribuam para um progresso sustentável e não piorem os problemas existentes. Ao se associar à WMF, a Accor pretende contribuir plenamente para a conservação do patrimônio local e para o desenvolvimento ambiental e social desses destinos.
Nos próximos três anos, Accor e WMF aprovarão seus recursos e seu alcance mundial para desenvolver projetos que melhorem os destinos e ofereçam conexões significativas com as comunidades.
Os projetos de conservação do WMF, como o seu principal programa, o World Monuments Watch, incluem a capacitação das comunidades locais e a colaboração com as autoridades para desenvolver um turismo sustentável que reduza os efeitos negativos do turismo em massa. Com esta parceria, a Accor participará ativamente na redefinição desses planos turísticos, garantindo que as regiões sejam conservadas e continuem a atrair visitantes, sustentando a economia local e desenvolvendo as habilidades das comunidades, sem comprometer o patrimônio cultural. Além disso, a Accor e o WMF planejam distribuir os fluxos turísticos apresentando monumentos e locais históricos além de pontos turísticos tradicionais, ajudando a emergir novos destinos através de um desenvolvimento consciente e sustentável.
A colaboração entre Accor e WMF continuará a se desenrolar ao longo dos próximos três anos, com as primeiras iniciativas no início de 2025, bem como no Dia da Terra, em 22 de abril de 2025. Em conjunto, estas duas organizações, em posição de liderança, pretendem estabelecer novos padrões no turismo sustentável, garantindo que os destinos mais preciosos do mundo sejam preservados para as futuras gerações.
“Por meio desta parceria importante, a Accor está aprofundando seu compromisso de proteger o patrimônio cultural, preservando ao mesmo tempo os destinos mais apreciados do mundo”, afirma Sébastien Bazin, Chairman & CEO Accor. “Esta colaboração visa também fomentar novas iniciativas para um desenvolvimento sustentável e responsável no setor das viagens. Continuamos com o nosso propósito de pioneirismo na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade”, acrescenta.
“No WMF, acreditamos que o turismo sustentável é crucial para a proteção do patrimônio cultural”, pontua Bénédicte de Montlaur, CEO World Monuments Fund. “Quando o turismo é administrado de forma responsável, ele não só preserva os destinos, mas também fortalece as comunidades locais, fomentando o crescimento socioeconômico. Uma das nossas principais prioridades é assegurar que o turismo ajude as comunidades a desenvolver a capacidade de administrar eficazmente os seus locais, proporcionando benefícios a longo prazo, que protegem o patrimônio, promovendo o desenvolvimento sustentável. Esta colaboração com a Accor nos permite continuar a nossa missão de preservar os tesouros culturais do mundo, promovendo ao mesmo tempo o turismo sustentável. Com o apoio da Accor, continuaremos a proteger os locais históricos e capacitar as comunidades para sua prosperidade”, finaliza.
Agenda