BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

CNC e Instituto Aupaba lançam campanha por turismo responsável na COP-30

Com a previsão de movimentar cerca de R$ 157 bilhões e gerar 76,5 mil vagas temporárias até o fim de fevereiro, a alta temporada de 2025 traz consigo a oportunidade e o desafio da preservação da natureza e do respeito às tradições locais. Sabendo disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), através de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), lança a campanha “Turismo Responsável: Preservar Hoje, para Aproveitar Sempre” em parceria com o Instituto Aupaba.

O momento para tal debate não poderia ser mais emblemático, visto que este ano o Brasil e a Região Amazônica ocupam a vitrine das discussões mundiais com a realização da COP-30 em Belém, em novembro. P

“O turismo é uma força vital para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A campanha ‘Turismo Responsável’ reafirma o compromisso da CNC em promover um setor que prospere de forma sustentável e gere benefícios para todos,” afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

O que é turismo responsável?

O turismo responsável vai além de evitar danos, propondo um impacto positivo nos destinos. Isso inclui a valorização da cultura local, bem como de produtores e artesãos, a redução da geração de resíduos e fomento à economia circular. Pequenas ações, como privilegiar os negócios locais, economizar recursos e praticar o consumo consciente, transformam a experiência turística e beneficiam comunidades inteiras.

Ao estimular a reflexão do papel de turistas, empresários e comunidades locais rumo a este objetivo, a iniciativa procura minimizar os impactos ambientais e sociais do maior fluxo de visitantes nos destinos, fortalecendo a economia local e protegendo o patrimônio natural e cultural. O período da alta temporada concentra cerca de 44% da receita anual do setor e os recordes de visitação.

A campanha disponibiliza dicas práticas, facilitando o aprendizado e a propagação de informações confiáveis, além da conscientização e mudança de comportamento.  “Cada escolha no turismo tem o poder de moldar o futuro dos destinos. Praticar o turismo responsável é cuidar do meio ambiente, apoiar a economia local e preservar o que torna cada lugar único”, ressalta Luciana De Lamare, presidente do Instituto Aupaba.

Engajamento nas Redes Sociais

A campanha aposta em uma abordagem multicanal, com conteúdos educativos e interativos nas redes sociais da CNC, Cetur e Instituto Aupaba. Com hashtags como #TurismoResponsável e #ViajeComConsciencia, o público será convidado a compartilhar suas boas práticas e experiências, criando uma rede de conscientização coletiva. As Federações do Comércio (Fecomércio) vão fortalecer a campanha e repercutir o tema nos Estados e no Distrito Federal.

Para Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Cetur, o turismo deve promover uma relação harmônica entre visitantes, comunidades e o meio ambiente. ‘Nosso objetivo é criar um movimento que inspire ações conscientes e impacte positivamente os destinos turísticos, garantindo um legado de sustentabilidade e inclusão para as futuras gerações,’ afirma Sampaio.

Impactos Positivos para as comunidades locais

Entre os benefícios, o turismo responsável ajuda a gerar empregos, fomenta o empreendedorismo e preserva tradições. Dados da CNC destacam que setores como alimentação, transporte e hospedagem devem liderar as contratações nesta temporada, beneficiando diretamente os moradores dos destinos turísticos.

Para mais informações sobre a campanha e dicas de turismo responsável, acesse as redes sociais da CNC, Cetur e Instituto Aupaba. Participe e faça parte dessa transformação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS