O Ministério do Turismo (MTur) e a Onu Turismo formalizaram um acordo de cooperação internacional para a tradução e distribuição de três publicações voltadas à promoção da inclusão de gênero no setor turístico. O contrato, com vigência até 3 de fevereiro de 2028, foi assinado em Madri, na Espanha, pela secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e pela diretora executiva da Onu Turismo, Zoritsa Urosevic, acompanhada do diretor regional para as Américas da organização, Gustavo Santos.
O acordo prevê a tradução para o português do Informe Regional das Mulheres no Turismo na América Latina e no Caribe (originalmente em espanhol), das Diretrizes para a Integração de Gênero no Setor Público de Turismo e da Estratégia Inclusiva de Gênero para Empresas de Turismo (ambos em inglês). As obras estarão disponíveis no site do Ministério do Turismo e a previsão é que a distribuição seja concluída em até 12 meses após a assinatura do contrato.
“São publicações de extrema importância e que estarão disponíveis para os países de língua portuguesa no mundo todo. Esta iniciativa permitirá que mais profissionais do setor tenham acesso a diretrizes essenciais para a inclusão de gênero no turismo, contribuindo para um mercado mais igualitário, justo e representativo”, destacou Ana Carla Lopes.
A iniciativa reforça o papel de liderança do Brasil nas discussões globais sobre turismo. Desde 2023, o país abriga uma sede do escritório da Onu Turismo no Rio de Janeiro, responsável por representar os interesses da América Latina e do Caribe no cenário internacional. O escritório também atua para ampliar a atração de turistas estrangeiros para a região.
Outro marco relevante é a eleição do ministro do Turismo, Celso Sabino, para a presidência do Conselho Executivo da Onu Turismo, sendo o primeiro brasileiro a ocupar o cargo. O feito evidencia a importância crescente do Brasil no turismo global, tanto como destino quanto como protagonista em políticas de desenvolvimento sustentável.
“Em um momento especial em que o país recebe o primeiro escritório da Onu Turismo para a América Latina, a assinatura deste contrato reafirma o compromisso da entidade e do MTur com a inclusão e o desenvolvimento sustentável do turismo em escala global”, finalizou Ana Carla Lopes.
Agenda